Nível do rio Doce entra na cota de alerta em Valadares

0
1828
rio doce entra na cota de alerta em valadares
O rio Doce saiu do leito em alguns trechos no bairro São Pedro. Foto: O Olhar

O rio Doce, em Governador Valadares, entrou na cota de alerta, conforme comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira (3) pela Prefeitura Municipal.

Na medição realizada às 8 h, o nível do rio estava em 1,75 metros na régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Às 11h10, tinha alcançado 1,82 metro.

As fortes chuvas que caíram no feriado de fim de ano em toda a Bacia do Rio Doce elevaram o nível da água.

O comunicado também alerta que há risco de refluxo em ruas próximas ao rio nos bairros São Tarcísio e na Baixa do Quiabo, no bairro Santa Rita.

“A Defesa Civil está acompanhando todos os pontos de monitoramento a montante e, caso haja previsão de enchentes para a nossa cidade, a população será comunicada por meio dos canais oficiais da prefeitura e carro de som”, diz o comunicado.

rio doce atinge cota de alerta em valadares

Previsão de chuva

Mesmo sendo janeiro um mês de alto volume de chuva na Bacia do Rio Doce, a previsão, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é que os acumulados de chuva, que poderão variar de 100 mm a 130 mm, fiquem abaixo da média histórica.

A tendência, segundo o mapa de previsão, é de que, não apenas em Governador Valadares, mas em toda a região da bacia, ocorram anomalias de chuvas negativas nesse mês de janeiro, variando entre – 10 mm a – 150 mm sobre o total previsto.

Ou seja, a tendência é que se chova abaixo da média prevista em toda a bacia,  em especial na região das cabeceiras do Estado de Minas Gerais, principais nascentes que alimentam o rio Doce.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três + 16 =