No palco da Praça dos Pioneiros, no Centro da cidade, o grupo Massa Trio abre a 18ª edição do Valadares Jazz Festival, às 20 horas desta quarta-feira (6).
Apresentando o melhor do samba-jazz, o Massa Trio é formado pelo pianista Marcos Nimrichter, baixista Jefferson Lescowich e pelo baterista Renato Massa Calmon, que tem gravações e shows com os melhores nomes da MPB, como Nana Caymmi, Cássia Eller, Ana Carolina, Zé e Elba Ramalho, e muitos outros, além do
Em seguida, entra em cena o Quarteto de Chico Amaral, às 21 horas, com os experientes músicos Chico Amaral (saxofone), Linconl Cheib (bateria), Eneias Xavier (contrabaixo) e Magno Alexandre (Guitarra). O repertório inclui especialmente a música mineira e o melhor da música instrumental brasileira.
O Valadares Jazz Festival termina no sábado (9) e até lá vão passar pelo palco da Praça dos Pioneiros mais de 50 artistas, entre músicos e bandas, como Gustavo Figueiredo Trio, Brasilidade Geral, Trio Solar, Yuri Poppoff Quarteto, Luiza Lara e Banda, The Garçons, Septeto 774, além da programação do Circuito Katuxa “Cultura da cabeça aos pés”, com os shows de Sérgio de Castro e Banda e Zé Guela.
O idealizador do evento, Alpiniano Silva Filho, Tim Filho, garante que o melhor da música instrumental brasileira está programado para acontecer nesses quatro dias, com presenças muito fortes na cidade. “O Brasilidade Geral, por exemplo, é uma banda que tem um nome muito grande e poderoso na música instrumental brasileira, toca com Ivan Lins, com Hamilton de Holanda, tem dvd com participação do saxofonista Bob Mintzer, vencedor de Grammys e membro da banda inglesa Yellow Jakets; tem o Chico Amaral, um dos principais compositores do Skank; o Massa Trio, que também é muito bom, e por aí vai. Então o público pode esperar shows bem movimentados, com muita energia, muito improviso”.
Homenagens
O festival deste ano faz duas homenagens, uma delas ao rio Doce, com ilustrações concebidas pelo próprio Tim Filho e participação de Carol Lotus, com a mensagem “A arte nos salva. Viva, Rio Doce!” As cenas descrevem a recuperação do rio por meio da música.
O outro homenageado é o baterista Milton Banana, que viveu de 1935 a 1999, e é considerado um dos mais célebres músicos brasileiros.
Festival
O Valadares Jazz Festival teve início em 1999 e desde então não parou mais, oferecendo aos valadarenses e moradores da região a oportunidade de ver músicos geniais, como Guinga, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Roberto Menescal, João Donato, Yamandú Costa, Danilo e Dori Caymmi, entre outros.
É o festival de jazz de maior longevidade em Minas Gerais e dentre os festivais de sua categoria em atividade no Brasil, é um dos poucos a alcançar a marca de 18 edições consecutivas.