O dia 27 de novembro ficará marcado na vida do advogado Adilson Domiciano. Afinal, nesta data ele venceu a eleição para a presidência da 43ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GV).
A disputa se deu entre ele e a ex-vereadora e ex-presidente da entidade, Rosemary Mafra, que a poucos dias da realização do pleito resolveu montar chapa e concorrer à cadeira da OAB local, onde ela atua como Conselheira até o dia 31 de dezembro.
Porém, Adilson Domiciano, vice-presidente da OAB, levou vantagem e venceu as eleições com 540 votos do total de 947 votos dos filiados à Ordem. “Verdadeiramente estou vivendo as emoções dessa vitória”, comemora.
Projetos sociais
Relembrando sua origem familiar humilde e de quando veio da roça com os pais e mais três irmãos para vender sorvetes e picolés em Valadares, o novo presidente da OAB disse que as dificuldades acabaram fazendo dele um grande vencedor.
Agora, segundo Adilson Domiciano, é hora de retribuir. “Estar à frente da OAB vai me permitir recompensar a sociedade tudo o que a vida me proporcionou nos últimos anos”, frisa.
O advogado adianta que as retribuições serão em forma de projetos sociais, como por exemplo, ‘OAB na Praça’ e ‘OAB nos Bairros’, com atividades e prestação de serviços que vão envolver diversos especialistas, inclusive de outras áreas, para atender a comunidade.
É com essa perspectiva que Adilson afirma que trabalhará a partir da máxima citada pelo matemático, físico e astrônomo Isaac Newton: “construímos muros demais e pontes de menos”.
Ele garante que a OAB “será essa ponte que vai nos integrar à comunidade, com projetos e ações grandiosos, mas onde o ‘EU’ deixará de existir, para darmos lugar ao pronome pessoal no plural, ‘NÓS’, onde todos os membros terão papel importante na entidade”, ressalta.
Eleição
O advogado Adilson Domiciano relata que, a princípio, a eleição realizada no último dia 27 seria com chapa única, com seu nome como presidente.
”Trabalhamos com a possibilidade de uma chapa única, mas veio a concorrente, que até então estava nos apoiando”, salienta o presidente eleito, citando o famoso ativista político e líder na luta contra o racismo, o pastor americano da Igreja Batista, Martin Luther king, que disse a célebre frase: “I have a dream”. Para ele, seria o sonho da Unidade.
Ainda assim, na busca pela unidade, ele conquistou, segundo afirma, a adesão de mais quatro chapas, com nomes de peso da advocacia de Valadares que, “em tese”, seriam seus adversários, o que teria garantido um resultado favorável à sua chapa.
Para ele, sua vitória foi fruto da união e coerência do trabalho realizado durante o processo eleitoral.
Atualmente, a OAB em Valadares conta com cerca de 3 mil advogados inscritos, “mas há mais de uma centena de profissionais na cidade que, por um motivo ou outro, não se interessaram em se inscrever na Ordem”, conclui.
Diretoria
A posse da nova diretoria da OAB-GV, para o triênio 2022/2024, acontece no próximo dia 1º de janeiro. Confira, abaixo, os membros eleitos:
Presidente: Adilson Domiciano
Vice-presidente: Arilson Ribeiro
Secretária Geral: Maria Amélia
Secretária Geral Adjunta: Vanessa Araújo
Tesoureiro: Rodrigo Borges
Conselheiros: Roberta Santos, Jeferson Calili, Pollyanna Mafra, Felipe Miranda, Elenir Cândida, Ronaldo Marinho, Gabriela Santiago, Yuri Caires, Michelly Dias, Paulo Nalon.