Tradicional Festa das Flores de Valadares será em setembro

0
1050
15ª festa das flores será de 9 a 19 em valadares
Festa das Flores, em Valadares, combina plantas e atividades culturais em tempo integral. Foto: Reprodução/Facebook

A Festa das Flores, evento que faz parte do calendário oficial de Governador Valadares,  desde 2008, volta a ser realizada, este ano, no mês de setembro.

Consolidada como a Festa para os amantes da natureza, da arte e da cultura, a sua 15ª edição acontecerá nos dias 9 a 19 de setembro, na Praça dos Pioneiros, de 9h às 21h, com entrada franca.

Serão mais de 200 espécies de plantas em exposição, das mais conhecidas às mais exóticas, com preços acessíveis.

Paralelamente à venda das flores, acontecerá uma agenda cultural que busca compartilhar com a comunidade valadarense um trabalho voltado para o cuidado com o ser humano e com o meio ambiente.

Dessa forma, o público terá a oportunidade de participar de oficinas, palestras, rodas de conversa, visitas guiadas, assim como apreciar diversas manifestações artísticas e culturais – dança, folclore, bandas, teatro, shows musicais, durante os 11 dias de festa, tudo  gratuitamente.

Nesse ano, haverá oficinas de ikebana, bonsai, pintura em cerâmica, entre outras. As oficinas acontecem nos sábados e domingos.

Durante a semana, acontecem as apresentações culturais e artísticas. Para participar das oficinas, basta fazer a inscrição. As vagas são limitadas.

Atividades

A Festa das Flores, desde a sua primeira edição, em 2008, vem crescendo e se fortalecendo a cada ano, encantando a todos com a exposição e venda de flores e plantas de espécies variadas, uma agenda cultural diversa e diferentes oficinas, todas gratuitas.

Em seus onze dias de atividade, o evento movimenta a cidade com ações ecologicamente corretas, educação ambiental, vivência de práticas integrativas de saúde,  confraternização e muita beleza, atraindo turistas de toda a região.

A Festa das Flores é uma realização do Núcleo Luz Divina- CEBUDV, em parceria com a Associação Encantar e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Governador Valadares.

De caráter 100% social, o valor arrecadado é destinado às ações já desenvolvidas pelo CEBUDV na região e à estruturação do seu Departamento de Beneficência.

Agenda cultural

festa das flores acontece em setembro em valadares
Cantor valadarense Diorgem Júnior. Foto: reprodução/Facebook

O renomado músico valadarense Diorgem Júnior, conhecido no meio artístico como “campeão dos festivais”, tem um novo trabalho: o CD Manhã Serena, patrocinado pela Lei Aldir Blanc.

Diorgem, que também é o maestro do coral da Fundação Renova, já é presença confirmada na Agenda Cultural da 15ª Festa das Flores de Governador Valadares.

No sábado, 11 de setembro, às 19h, terá a apresentação do Coral da Fundação Renova, sob sua regência, e após o Coral, ele fará uma apresentação individual, cantado as músicas do novo CD.

Em seguida, o artista fará, na Festa das Fores, um pré-lançamento do CD para Valadares e região, com distribuição de alguns exemplares do disco.

festa das flores vai acontecer em setembro em valadares
Ceramista Sebastião Pimenta. Foto: Reprodução/Facebook

O ceramista Sebastião Pimenta, com quase 30 anos de experiência nos estudos das Artes do Fogo, é designer pela Escola de Design da UEMG, artista plástico pela Universidade de Educação de Sendai – Japão, e pela Universidade de Arte e Cultura de Ulaan Baatar – Mongólia.

O artista desenvolve a Cerâmica Artesanal de Alta Temperatura, com produção de peças utilitárias e decorativas, com diferentes técnicas de elaboração, esmaltação e queima.

Sua arte expressa a cerâmica contemporânea brasileira com especial atenção às tendências internacionais do design e das artes do fogo.

Pimenta, com a simplicidade que gosta de ser chamado, também é presença confirmada na Agenda Cultural da 15ª Festa das Flores.

No local do evento o ceramista terá um stand exclusivo e em tempo integral, do seu Atelier, e ainda realizará, para o público presente, duas oficinas gratuitas de Sumiê, técnica de pintura floral japonesa para cerâmicas.

Está prevista, também, ainda dependendo das normas de segurança, uma apresentação prática de Raku – técnica japonesa de queima de cerâmica utilizada, inicialmente, nas peças da cerimônia do chá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × cinco =