VALADARES RECEBE FEIRA DA ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA, NA PRAÇA DOS PIONEIROS

0
441
feira economia solidária 2018
Cerca de 30 empreendedores participam da Feira Regional de Economia Popular Solidária do Vale do Rio Doce (Foto: Andréa Costa)

Produtos de panificação, quitandas, doces caseiros, artesanato, costura, bordados, produtos derivados da cana-de-açúcar (rapadura, açúcar mascavo e cachaça), alimentos agroecológicos (farinha, grãos, hortaliças e legumes), medicamentos e remédios naturais, entre outros, podem ser conferidos nesta sexta-feira (16) e sábado (17), nas diversas barracas espalhadas pela Praça dos Pioneiros, no Centro de Governador Valadares.

A Feira Regional de Economia Popular Solidária do Vale do Rio Doce, que acontece na cidade desde 2003, foi aberta às 8h30, com um café solidário oferecido aos cerca de 30 empreendedores participantes. A Feira em Valadares é a segunda realizada no estado em 2018.

O objetivo, este ano, é consolidar a economia solidária em Valadares e região e apoiar a comercialização social, explica a coordenadora das feiras regionais, Simone Pechim. Fomentar um banco comunitário na cidade é outra meta da organização, que está divulgando a moeda social Lisa, a segunda criada em Minas Gerais.

moeda social lisa
A Feira Regional também está divulgando a moeda social Lisa

O Banco Comunitário de Liberdade e Inclusão Solidária Articulada (Banclisa) é a instituição que administra o dinheiro social, que já circula no município de Teófilo Otoni. Uma das estratégias para a circulação do dinheiro alternativo é oferecer descontos aos clientes, quando as compras forem pagas com a moeda social.

O conceito economia solidária é uma forma diferenciada de organizar as atividades econômicas, com base na autogestão e predominância da autonomia de cada empreendimento e a igualdade entre os membros participantes.

Nesta sexta, até às 22 horas, e amanhã, das 9 às 15 horas, os visitantes poderão conferir os trabalhos de pequenas cooperativas – empreendimentos solidários que geram trabalho e renda no meio rural e urbano. A promoção é do Fórum Regional de Economia Popular Solidária do Vale do Rio Doce, com o apoio da Prefeitura de Valadares.

Além dos produtos, a feira conta com programação cultural. Confira abaixo:

Sexta-feira (16)

18h30 – apresentação da Banda Lira 30 de Janeiro;

19h30 – apresentação do Grupo de Maracatu Tambores da Aurora;

20h30 – show musical com Érica Timóteo.

Sábado (17)

10 horas – Oficina de Artesanato promovida pelo Ponto de Cultura;

11 horas – chegada da Marcha das Mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

9 − 7 =