O 2º Seminário do Coletivo Abayomi será realizadocom o objetivo de consolidar uma rede de enfrentamento ao racismo em diversas instituições de Governador Valadares e da região.
O evento é a continuidade do 1º Seminário, ocorrido em 2024, e surge a partir de uma demanda apresentada ao Ministério Público, em 2023, pelo Coletivo Abayomi, que propôs ações para combater o racismo recreativo nas escolas de educação básica do município.
Ao longo desse processo, o Coletivo tem ampliado sua rede de apoio, com a adesão de diversas pessoas e instituições comprometidas com a luta contra o racismo estrutural que permeia a sociedade.
Esse movimento colaborativo é formado pelo Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD), vinculado ao Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT/Univale); o Ministério Público (MP); a Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares (SMED); a Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (SRE); o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Governador Valadares (NEABI/IFMG-GV); a Universidade Vale do Rio Doce (Univale); a Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares / Pró-Reitoria de Cultura (UFJF-GV); e a Superintendência Regional de Saúde (SRS).
Com base na filosofia UBUNTU – que preconiza a ideia de “humanidade para com os outros” ou “eu sou, porque somos” – o 2º Seminário visa consolidar a construção de uma rede antirracista, por meio do engajamento de cada pessoa e instituição que aceite o convite para participar deste importante encontro.
Neste ano, o seminário é financiado pelo Fundo Brasil.
Inscrições
Para participar do evento, é necessário realizar sua inscrição até amanhã, dia 20 de março. Para se inscrever, preencha o formulário disponível e forneça informações precisas, incluindo um e-mail válido, para receber seu certificado. Após a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação com o link para acessar a plataforma e escolher a oficina que deseja participar.
Programação
MANHÃ
7h30 – Café Coletivo – Credenciamento.
8h – Mística de abertura.
8h30 às 10h – “Conversas sobre Direitos Humanos, Cidadania e Raça” – Erika Benigna Nascimento (Coletivo Abayomi/Niesd/Univale) e convidadas.
10h às 10h30 – Intervenção Cultural – Comunidade Quilombola Águas Claras.
10h30 às 12h – “Conversas sobre corpos Negros e suas intersecções” – Letícia Imperatriz – (Membra do Observatório Norte – Mineiro em Violência de Gênero, Membra da Revicom e Coordenadora do Programa Transidentidade). Acolhida: Fernanda Cristina de Paula (Coletivo Abayomi/ Niesd/Univale).
12h às 13h30 – Intervalo para o almoço.
TARDE
13h30 – 14h30 – “Conversas sobre juventude negra” – Licínia Maria Correa (UFMG). Acolhida: Giulliano Sousa (NEABI/IFMG-GV).
14h30 – 15h – Café e Prosa.
15h30 – 17h30– Oficinas.
15h30 – 17h30 – Encontro com Representantes Institucionais – Elaboração de uma Carta de Intenções da Rede de Enfrentamento ao Racismo.