Após muita polêmica, bate-boca em redes sociais e uma audiência de conciliação com direito a torcida, foram entregues na Associação Santa Luzia de Governador Valadares, na manhã desta quarta-feira (4), duas lavadoras industriais de roupas.
Os equipamentos foram comprados por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil, que havia sido liberada em novembro do ano passado. Mas como a verba nunca chegava na entidade, começaram a surgir cobranças e críticas nas redes sociais.
As postagens questionando o paradeiro do dinheiro foram feitas pelo cartunista Paulo Sérgio do Espírito Santo, conhecido como Cartunista Santo.
Ele revelou que o recurso, ao invés de ir para a Santa Luzia, foi parar na conta da saúde municipal e sugeriu que o dinheiro havia sido desviado de sua finalidade. O assunto logo ganhou repercussão nas redes sociais.
Para entender mais sobre o caso, clique aqui.
Por conta disso, o prefeito de Valadares, André Luiz Merlo (PSDB), moveu um processo por danos morais contra o cartunista.
A audiência de conciliação aconteceu em agosto e atraiu para a frente do prédio do juizado especial do TJMG apoiadores tanto do cartunista como do prefeito. Mas não se chegou a um acordo, e o processo segue em tramitação na justiça.
O prefeito justificou, na ocasião, que já havia um acordo com o autor da emenda, deputado Mário Heringer (PDT), de que a prefeitura repassaria os valores para a entidade, posteriormente. O dinheiro foi entregue à Santa Luzia no início de agosto.
Mais de um ano depois da liberação da verba da emenda parlamentar, a entidade conseguiu adquirir todo o maquinário. Com os recursos, a associação também reformou a lavanderia e comprou um veículo Mercedes Benz Sprinter, além de lençóis, travesseiros e colchões.