Bastou a Prefeitura de Governador Valadares publicar uma postagem sobre o corredor de ônibus em sua página no Facebook para chover internautas criticando a sua implantação.
O post ‘CORREDOR EXCLUSIVO AUMENTA AGILIDADE DOS ÔNIBUS’ refere-se à matéria publicada no site da prefeitura, com o mesmo título, às 11h35 desta segunda-feira (17).
Nela, o atual governo afirma que o plano de mobilidade urbana estaria proporcionando melhorias consideráveis no trânsito local, e cita o corredor exclusivo de ônibus como o destaque das ações executadas, “por trazer benefícios diretamente aos usuários do transporte coletivo”.
O texto ainda ressalta que nos horários de pico a faixa estaria assegurando ao transporte coletivo uma agilidade entre 15 e 20%, e reforça que a velocidade média dos ônibus na área central “passou de 12 Km/h para aproximadamente 16 Km/h”.
No entanto, a propaganda da prefeitura sobre a faixa exclusiva de ônibus destoa das opiniões de grande parte dos 174 internautas que até a publicação desta matéria havia comentado na postagem.
O consenso é que o corredor tem acentuado os congestionamentos, contribuído para danificar ainda mais a estrutura das ruas, além de não resolver os atrasos constantes dos veículos da Mobi.
“Para nós passageiros a diferença é (que estamos) passando mais raiva nos pontos de ônibus com tanto atraso, motorista não sabe se dirigi ou se volta troco, pelo amor de Deus, verdadeira falta de respeito com nós passageiros e sobrecarregando os motoristas”, disse uma internauta.
“Se olharmos as nossas ruas, onde os ônibus passam, as ruas estão completamente destruídas. Não precisa ir longe, em frente à João Paulo II, Kika e Barraca do Léo”, pontuou um outro.
“Pelo jeito quem fez essa pesquisa não anda de ônibus, uma pena o Sr. prefeito ter andado de ônibus apenas na campanha eleitoral, seria legal se todos andassem de ônibus: secretários, vereadores, prefeito, vice-prefeito. Com certeza teríamos ônibus de boa qualidade e também não ficaríamos muito tempo em pé em pontos de ônibus esperando”, criticou F. G..
Lojistas também criticam
Lojistas das ruas Bárbara Heliodora e Marechal Floriano, principais vias da faixa exclusiva de ônibus, também reclamam da implantação do corredor.
No último dia 10 eles encaminharam um abaixo-assinado para a Câmara de Vereadores, assinado por 506 donos de comércios das duas ruas, solicitando o fim do corredor.
Para eles, a medida diminuiu o fluxo de pessoas nas portas das lojas e provocou queda nas vendas.
Veja abaixo alguns comentários dos internautas ou, para ver todos, clique aqui