VALADARENSES VENCEM ‘DESAFIO DO ROBÔ’ EM ETAPA DO TORNEIO INTERNACIONAL DE ROBÓTICA

0
592
alunos do sesi gv vencem etapa de torneio de robótica
Turma do Bob vence etapa mineira do torneio de robótica e se classifica para a nacional em São Paulo. Foto: Divulgação

Alunos da Turma do Bob, da Escola Sesi em Governador Valadares, venceram a etapa mineira do Torneio Internacional de Robótica FLL (First Lego League) que aconteceu sábado (15) e domingo (16) em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

Participaram da competição 36 equipes com alunos de escolas públicas, particulares e times de garagem. A Turma do Bob representou Valadares na temporada e ficou com a primeira posição no desafio da arena, liderando todos os rounds, e no design do robô. A nota alcançada foi a maior do Brasil e está entre as maiores do mundo.

O desafio mundial deste ano, batizado de “City Shaper”, foi encontrar soluções que ajudem a construir cidades cada vez melhores para as gerações futuras. A ideia é explorar a inteligência, expertise e criatividade dos estudantes.

Durante o torneio, os alunos foram avaliados em quatro categorias: desafio do robô; design do robô; projeto de pesquisa sobre o tema da atual temporada e Core Values (valores da equipe).

A Turma do Bob é composta pelo Técnico Thulyo Menezes, professor Douglas Miguel e pelos alunos Antônio Neves, Gabriel Cruzati, Guilherme Vendramine, Lara Oliveira, Júlia Leite e Luiz Fernando.

A equipe conquistou o 1º lugar no desafio da arena (desafio do robô), alcançando a maior pontuação do Brasil, batendo o record brasileiro e ficando entre as maiores do mundo. Com isso, foi classificada para a etapa nacional em São Paulo.

Desafio

No Desafio do Robô, os participantes colocaram os robôs de LEGO para cumprir as missões, tudo de forma lúdica, simulando situações reais. A Turma do Bob liderou o primeiro lugar em todos os rounds do desafio da arena.

Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também foram avaliados na categoria Design do Robô. E na categoria Programação, pelo segundo ano consecutivo, a Turma do Bob também ficou em 1º lugar.

Contou pontos ainda o Projeto de Pesquisa com uma solução inovadora sobre o desafio da temporada. A equipe  valadarense propôs o reaproveitamento das campanas dos orelhões, transformando-as em lixeiras, cadeiras, balanços, dentre outros, afinal, são mais de 40 mil orelhões retirados só na região de Valadares e que estão à espera de serem transformados e reaproveitados.

Para comemorar a vitória, os alunos serão recebidos pelos pais, alunos e pela equipe da escola a partir das 14h, na Escola Sesi, na rua 13 de Maio, 1120, bairro Vila Bretas.

Com informações da Assessoria de Comunicação|Fiemg Regional Rio Doce.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte − oito =