A pandemia do novo coronavírus antecipou a campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza, que neste ano começa na próxima segunda-feira 23.
Os dois vírus causam sintomas parecidos, mas a vacina não previne contra o Covid-19, porém, protege a população contra o Influenza e pode minimizar os impactos nos serviços de saúde.
A imunização, que geralmente ocorre em abril, está programada para o próximo dia 23 até 22 de maio. O dia D de mobilização nacional será o 9 de maio.
Em Governador Valadares, as doses vão ser disponibilizadas em todas as salas de vacinas nas zonas urbana e rural.
A vacinação acontece em três etapas, de acordo com cada público alvo, e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar pelo menos 90% das pessoas de cada público alvo, reduzindo as complicações, as internações e a mortalidade.
Etapas da campanha:
1ª fase – Início em 23 de março – Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;
2ª fase – Início em 16 de abril – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
3ª fase – Início em 9 de maio – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.
Vacinação contra o Sarampo
A campanha contra o sarampo será considerada a quarta fase de um mutirão de vacinação em Governador Valadares. O público-alvo são adultos de 20 a 49 anos e será realizada de 23 de março a 30 de junho.
O objetivo é interromper a circulação do vírus do sarampo e aumentar o bloqueio vacinal no país.
A Secretaria Municipal de Saúde salienta que deixar o cartão de vacinas atualizado é importante para manter a população livre de doenças e não sobrecarregar a rede municipal de saúde com pacientes com complicações causadas por estes vírus.