Cerca de 300 pessoas, entre profissionais da saúde e internos da Associação Santa Luzia, Lar dos Velhinhos e Casa de Recuperação Dona Zulmira começaram a ser vacinados nesta quinta-feira (2) em Governador Valadares.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza H1N1 está ocorrendo de forma gradual, já que o Governo do Estado tem enviado as doses para os municípios a conta-gotas.
Para evitar aglomerações nas unidades de saúde a cada vez que as vacinas chegam, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está imunizando os idosos em suas casas, de forma gradativa.
O agendamento pode ser feito pelos números 3271-0189 e 3275-4714, mas não tem sido fácil, pois as linhas têm ficado congestionadas. Além disso, a Secretaria não fornece uma previsão do dia e hora em que os agentes de saúde irão prestar o atendimento.
A vacina em domicílio é para idosos a partir de 60 anos e vale lembrar que a dose não protege contra o coronavírus (Covid-19), mas fortalece o sistema imunológico contra a gripe, que pode ser um agravante para a saúde.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a população da zona rural e em situação de rua que se enquadre no público-alvo da primeira etapa também será vacinada nos próximos dias.
Com informações da Prefeitura de Valadares|Secom.