O ex-vereador Adauto Pereira da Silva, conhecido como Adauto Carteiro, recebeu decisão favorável do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e teve suspenso o julgamento de inelegibilidade na tarde desta quinta-feira (14).
A Comissão Processante da Câmara Municipal de Governador Valadares havia marcado para a próxima segunda-feira (18), às 14h, a sessão extraordinária para votação do processo administrativo 636/2016, referente à cassação de mandato.
LEIA TAMBÉM > Justiça em Valadares pede inelegibilidade do ex-vereador Adauto Carteiro, diz Júlio Avelar
Adauto Carteiro foi afastado do mandato em 2016, quando ocupava a função de presidente do Legislativo, após figurar nas investigações da operação mar de lama, deflagrada pela polícia federal.
A defesa do ex-vereador alegou que o procedimento retomado pela Câmara para a cassação dos direitos políticos não tem fundamento legal, uma vez que o mandato de Adauto Carteiro se encerrou em 2016.
A comissão processante foi instaurada em 2016, mas os trabalhos estavam suspensos desde 2017. No início deste mês, o juiz da 5ª Vara Cível, Danilo Lobato Bicalho, revogou a liminar que havia suspendido o processo de cassação do ex-vereador.
Com isso, voltou a tramitar no Legislativo o processo que visava tornar o ex-vereador inelegível.