Uma postagem na página da prefeitura de Governador Valadares no Facebook recebeu, em poucos minutos, centenas de críticas feitas por internautas e direcionadas ao prefeito André Luiz Merlo (PSDB) e ao deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB).
O post, publicado por volta das 17h desta quarta-feira (3), anunciava que o deputado havia destinado para o município uma câmara fria para acomodar mortos por Covid-19 e ressaltava que o equipamento era “mais um suporte ao enfrentamento à contaminação por Coronavírus”.
Internautas repudiaram o ato e muitos deles viram a medida como um prenúncio de mais mortes e cobraram do prefeito ações efetivas para conter a propagação do vírus na cidade e frear o número de óbitos que já soma 16 casos.
O deputado Hercílio Diniz também foi questionado por doar uma câmara para acondicionar corpos ao invés de respiradores ou outros itens necessários para manter a saúde e a vida do paciente internado com sintomas de Covid-19.
Devido aos ataques ao deputado, a prefeitura primeiro editou o texto, deletando o nome do parlamentar. Minutos depois, quando o post já contava com mais de 300 comentários e mais de uma centena de compartilhamentos, a prefeitura removeu a publicação.
A postagem, no entanto, já havia sido replicada em diversos perfis e grupos de WhatsApp.
Republicação
A prefeitura de Valadares voltou atrás mais uma vez e republicou a mensagem – após alterar o texto – em que anuncia a aquisição de uma câmara fria para o Hospital Municipal.
A primeira postagem foi feita antes das 17h. O link gerado – https://www.facebook.com/330664546965690/posts/3340171189348329/-, ao ser acessado, informa agora que ‘Este conteúdo não está disponível no momento’.
Por volta das 19h, a postagem foi republicada – https://www.facebook.com/prefeituragv/posts/3340442162654565?hc_location=ufi.
Veja abaixo o primeiro post publicado na rede social da prefeitura (já sem o nome do deputado Hercílio Diniz):
Veja abaixo o post republicado após alterações no texto: