A suspensão das aulas nas escolas das redes municipal, estadual e particular paralisou também a atividade das vans escolares, deixando sem renda diversas famílias em Governador Valadares.
Com o objetivo de oferecer um meio alternativo de sustento aos proprietários de vans, a vereadora Iracy de Matos (Solidariedade) apresentou, na reunião desta quarta-feira (3), um projeto de lei que autoriza os veículos permissionados a transportarem passageiros durante a pandemia.
“Além de socorrer os transportadores prejudicados pela suspensão das aulas, a proposta desafoga os ônibus coletivos e contribui para evitar a disseminação da Covid-19 na cidade”, avalia a parlamentar.
Segundo ela, os trabalhadores do transporte escolar estão sem trabalho e sem fonte de renda, ao mesmo tempo em que a população vive uma “situação caótica” no transporte público.
“Com a diminuição do número de frotas e linhas, os ônibus estão circulando lotados, contrariando a orientação do Ministério Público de que a lotação dos veículos seja reduzida à capacidade de passageiros sentados”, lembra.
A vereadora explica ainda que a proposta é as vans atuarem de forma complementar às linhas de transporte coletivo, em trajetos e horários a serem definidos pelo Executivo.
O projeto de lei foi encaminhado para as Comissões Permanentes da Casa para análise e parecer.