SESI VALADARES CLASSIFICA ALUNOS PARA A OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS

0
414
sesi classifica alunos para olimpíada nacional de ciências

 

A Escola Sesi de Governador Valadares está participando da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e conta com 124 alunos classificados para a 2ª fase que acontece no dia 12 de setembro. O resultado é o maior das escolas de Valadares e também da Rede Sesi MG de Educação, onde participaram outras 10 escolas.

Em sua quinta edição, a ONC tem como principal finalidade atrair os estudantes das escolas públicas e particulares para o estudo da Biologia, Física, Química e Astronomia. A proposta é garantir a participação dos alunos para avaliar e promover um despertar para a ciência, com o objetivo de formar cidadãos que contribuam com o progresso da ciência e do país.

Este ano, a ONC superou o número de inscritos, sendo que mais de 2 milhões de estudantes de todo o país se inscreveram para participar das provas. Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), a primeira fase aconteceu de forma remota, 100% online, por motivos de segurança e para preservar as famílias brasileiras.

De acordo com a equipe organizadora da ONC, um dos momentos da prova chegou ao pico de 30.000 alunos realizando, simultaneamente, o exame.

A professora Mayana Cabral também expressou sua felicidade com a classificação. “Eu fiquei muito feliz com o resultado dos alunos na ONC. Eles estavam animados, ansiosos e muitos que não acreditavam em seu potencial ficaram satisfeitos com a aprovação para a segunda fase. Vale ressaltar que avaliação é bastante complexa e envolve várias áreas científicas”, pontuou.

Para o professor do Sesi, Jeferson de Almeida, a ONC vem consolidar o processo de despertar nos alunos e professores a curiosidade, o saber e a pesquisa científica. “Para nós professores, ter esses 124 alunos classificados para a 2ª fase é muito gratificante, além de ser a maior escola da cidade na classificação. Isso demonstra que estamos conseguindo despertar a ciência na vida de muitos alunos que estão nos anos finais do ensino fundamental e também no ensino médio”, concluiu.

Sobre a ONC

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é um dos programas que busca resgatar o interesse de jovens e adolescentes pelo estudo, ciência, investigação e pelo saber.

O evento é resultado de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às sociedades e se destina a estudantes do ensino médio e do 8º e 9º anos do ensino fundamental e, ainda, estudantes da 4ª série do ensino técnico que não tenham ingressado em curso superior, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das séries citadas acima.

A olimpíada integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

*Com informações da Fiemg Regional Rio Doce.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 + 5 =