O trem de passageiros que liga Belo Horizonte até Vitória, no Espírito Santo, volta a circular na manhã desta terça-feira (1º), depois de cinco meses parado por causa da pandemia do novo coronavírus.
A retomada das atividades pela Vale vem acompanhada de uma série de medidas para evitar a transmissão da Covid-19 dentro dos vagões e garantir segurança aos passageiros. Confira:
– Distanciamento social durante as vendas de passagens, embarque e desembarque;
– Isenção de cobrança de multa para remarcação e cancelamento;
– Não serão vendidos bilhetes nas estações nos horários de passagem de trens;
– Não serão vendidos bilhetes para o mesmo dia da viagem;
– O horário de atendimento nas bilheterias será alterado;
– A bagagem a bordo será limitada a uma mala e uma bolsa pessoal por passageiro;
– As vendas serão feitas prioritariamente pela internet. As bilheterias e os pontos de venda funcionarão com horários diferenciados;
– Totens de higienização estarão disponíveis em todas as estações e será disponibilizado álcool em gel a bordo do trem;
– A bordo, a circulação estará restrita ao carro indicado no bilhete;
– Os carros lanchonete e restaurante não serão abertos ao público, e as refeições serão servidas nos assentos para reduzir a circulação de pessoas;
– Serão suspensas as vendas de passagens a bordo.
De acordo com a mineradora, a implementação da retomada do trem com essas restrições pode impactar no tempo de permanência nas paradas e estações refletindo na pontualidade do trem ao longo da viagem.
A compra do bilhete deve ser feita observando o limite de até sete dias de antecedência e não haverá multa por cancelamentos ou trocas. A ocupação nos vagões será reduzida para permitir o distanciamento entre assentos durante a viagem.
Será aferida a temperatura do passageiro antes do embarque e o uso de máscaras será obrigatório. Também haverá oferta de álcool em gel nas estações e a bordo do trem e a intensificação da limpeza e da desinfecção de áreas comuns.
Horários
De Governador Valadares para Belo Horizonte o trem tem partida prevista para as 13h05, chegando ao destino às 20h04. No sentido inverso, o trem parte da capital mineira às 7h30 e chega na estação de Valadares às 14h01.
Já de Valadares para Vitória (Cariacica), no Espírito Santo, o trem parte às 14h16 e tem previsão de chegada à Estação Pedro Nolasco às 20h30. De Vitória para Valadares, os horários previstos para partida e chegada são 7h e 13h06, respectivamente.
Para comprar o bilhete e obter informações acesse: www.vale.com/tremdepassageiros. Para outras dúvidas ligue 0800 285 7000.