Estamos a 49 dias das eleições municipais que, este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, serão realizadas no dia 15 de novembro, quando serão escolhidos os ocupantes dos cargos de prefeito e vereador. Em Governador Valadares, 11 candidatos vão disputar a prefeitura e 486 nomes concorrem a 21 vagas no Legislativo.
As características mais presentes nos candidatos a prefeito de Valadares, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontam para um homem, branco, com idade entre 54 a 68 anos, com formação superior, com ocupação atual de advogado, servidor público, professor ou agente público.
Gênero: apenas uma mulher
90,9% dos candidatos são homens, confirmando que o Executivo valadarense continua sendo fortemente pleiteado pelo gênero masculino. Dos 11 candidatos, apenas uma é mulher (9,1%).
Idade: maioria tem mais de 50
A idade mínima para prefeito é de 21 anos, mas os valadarenses mais jovens não tiveram interesse em se arriscar na disputa: todos os concorrentes têm mais de 45 anos.
O mais novo candidato tem 47 anos e o mais velho, 71. A maioria, 81,8%, ou nove candidatos, está na faixa de 54 a 71 anos.
Estado civil: casados são mais de 90%
Dez candidatos são casados e apenas um é divorciado.
Escolaridade: grande maioria tem curso superior
Dez em onze concorrentes concluíram o ensino superior, ou seja, 90,9%. Isso mostra que a escolaridade dos candidatos é muito superior a da média da população brasileira, de 36%. Um candidato concluiu apenas o ensino médio.
Ocupação
Os candidatos exercem/exerciam atividades de advogado (2), médico (1), comerciante (1), empresário (1), servidor estadual (2 militares reformados), servidor federal (1 delegado aposentado), professor (2), político (2).
Etnia: brancos são a maioria
54,5% dos candidatos se declararam brancos (Coronel Miranda, Delegado Federal Rui Silva, Dr. Luciano, Élio Lacerda, Fábio Persi e Mozart Coelho).
36,3% se consideram pardos (André Merlo, Rosemary Mafra, Urbano Santos e Xabier). Apenas o candidato Leonardo Monteiro se declarou preto.
Naturalidade
Dos 11 concorrentes, apenas quatro (36,3%) nasceram em Governador Valadares (André Merlo, Coronel Miranda, Leonardo Monteiro e Mozart Coelho).
Os demais são das cidades mineiras de Belo Horizonte (Delegado Federal Rui Silva), Tumiritinga (Dr. Luciano), São José da Safira (Fábio Persi), Inhapim (Rosemary Mafra) e Itambacuri (Urbano Santos). O candidato Élio Lacerda é natural de Itambé (BA) e Xabier é nascido na Venezuela, mas naturalizado brasileiro.