Um protesto contra a suspensão de ações que tramitam na justiça comum e na defensoria pública, cobrando indenizações da Samarco, está sendo organizado pela OAB de Governador Valadares e vai acontecer nesta segunda-feira (7), às 14 horas, na Praça dos Pioneiros.
A manifestação, segundo explicou Elias Souto, presidente da subseção valadarense, tem o objetivo de pressionar o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a rever a decisão tomada pelo desembargador Amauri Pinto Ferreira no último dia 27.
“A suspensão dos processos contra a Samarco em Minas Gerais trará prejuízos aos advogados e, principalmente, às comunidades prejudicadas com o rompimento da barragem”, disse o presidente.
O ato acontece na Praça dos Pioneiros e a OAB está convocando advogados e toda a população valadarense.
Processos
Nesta terça-feira (2), o presidente da OAB de Valadares, Elias Souto, esteve no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte, onde pediu ao presidente em exercício do órgão, Geraldo Augusto, apoio para o retorno da tramitação de processos contra a Samarco. Ele explicou ao desembargador que “a diferença de Valadares para as outras cidades atingidas é que a captação de água é feita exclusivamente no Rio Doce”.