Atenta ao desenvolvimento econômico do Vale do Rio Doce, a Cemig vai concluir, em 2021, a construção de duas subestações (SE) em Governador Valadares, cujos serviços tiveram início este ano.
Trata-se das obras da subestação transformadora, a SE Governador Valadares 5; a subestação seccionadora, a SE Governador Valadares 7; e três Linhas de Distribuição (LD) para interligar as subestações novas as já existentes.
Neste grande plano de investimentos , a Cemig está investindo R$ 34 milhões. A previsão é que todo o empreendimento seja concluído até maio de 2021.
A SE Governador Valadares 5 vai acrescentar ao sistema elétrico da região 50MVA, essa oferta de energia é suficiente para atender uma demanda de cerca de 100 mil consumidores.
“As cidades de Alpercata e Periquito também vão ter a sua disponibilidade de energia aumentada e os clientes vão perceber uma grande melhora na qualidade do fornecimento” ressaltou o gerente de Expansão e Manutenção da Alta Tensão da Distribuição Leste, Paulo José Clebicar Nogueira.
A subestação terá todas as operações telecomandadas remotamente via Centro de Operação da Distribuição da Cemig. A nova SE Governador Valadares 5 vai ser totalmente digitalizada e vai ter um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, que permite aos operadores realizarem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos de alta tensão.
Já a subestação Governador Valadares 7 é uma subestação seccionadora que é uma estrutura que proporciona uma maior flexibilidade operativa. “Esse tipo de SE permite uma divisão maior dos circuitos, o que agiliza os atendimentos, em caso de falta de energia, diminuindo o tempo e a quantidade de clientes interrompidos”, explicou o gerente.
Além das subestações, o governo do estado, por meio da Cemig, está construindo três novos trechos de Linhas de Distribuição (LD) de 138 KV: LD Governador Valadares 5 – Governador Valadares 7, LD Governador Valadares 2—Governador Valadares 7 e LD Central de Minas – Governador Valadares 7.
Os trechos somam cerca de 30km de linhas que serão construídas, com 105 MVA de potência. Essas obras vão beneficiar diretamente a vida de quase 300 mil mineiros que vivem na região.
*Com informações da Cemig.