Os servidores do município de Governador Valadares fazem assembleia nesta quinta-feira (16), a partir das 18h, para discutir a proposta de reposição salarial apresentada pelo prefeito André Merlo (PSDB).
A reivindicação do Sindicato é que o município conceda, no mínimo, o percentual de 4,52%, relativo ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período de janeiro a dezembro de 2020. O governo ofereceu menos.
Diante disso, a presidente do Sinsem-GV, Sandra Perpétuo, convocou assembleia geral para
que os servidores conheçam a proposta do Executivo e decidam, em votação, se vão aceitar ou não.
Ela lembra que a reivindicação não se trata de aumento salarial, mas sim de reposição em razão da inflação do ano anterior. “A reposição salarial é um direito dos funcionários públicos para reparar as perdas inflacionárias e já deveria ter sido dada, uma vez que a data-base do servidor é o mês de janeiro”.
Sandra Perpétuo reforça a necessidade de o servidor entender a importância de não abrir mão da recomposição prevista em lei, sob o risco de defasagem salarial provocada pela inflação.
A sindicalista ainda enfatiza que é preciso repor as perdas para garantir um salário digno ao funcionalismo, ‘num momento em que os reajustes salariais estão congelados”, conclui.
A sede do Sinsem-GV fica na Rua Barão do Rio Branco, 779, Centro.