O ex-presidente Lula (PT) aparece mais uma vez à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas intenções de voto para a eleição de 2022.
A nova pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (30) mostra Lula com 43% – 3 pontos percentuais a mais que na pesquisa de agosto – contra 28% de Bolsonaro -, que subiu 4 pontos em relação a sondagem anterior. Leia a integra aqui.
Atrás de Lula e de Bolsonaro aparecem Ciro Gomes (PDT), com 11% das intenções de voto; o governador de São Paulo João Doria, com 5%; o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (Democratas), com 4%; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com 2%.
Num cenário em que aparecem apenas Lula e Bolsonaro, 39% dos eleitores votariam ‘com certeza’ no ex-presidente e outros 15% ‘poderiam votar’, enquanto 23% votariam em Bolsonaro e 10% também poderiam votar. Em Lula, 45% dos eleitores ‘não votariam’ de jeito nenhum; já em Bolsonaro, o percentual é de 60%.
2º turno
No principal cenário de segundo turno – Bolsonaro x Lula -, o petista mantém a distância de 19 pontos. Segundo o levantamento, o petista venceria com 50% dos votos, contra 31% do presidente da República (os dois oscilaram um ponto para menos).
Um segundo turno com Lula e qualquer um desses candidatos: Ciro Gomes; Sérgio Moro;
Eduardo Leite; ou João Doria, o petista venceria a disputa. Na mesma situação, o capitão reformado aparece em desvantagem com todos os candidatos ou, no máximo, com empate técnico.
Governo
A classificação do governo Jair Bolsonaro como ruim ou péssima aumentou mais um ponto desde a ultima pesquisa, em agosto, passando de 54% para 55%; a avaliação de ótimo ou bom ficou estável em 23%.
O percentual de pessoas que desaprovam a administração do atual presidente subiu mais um ponto e agora soma 64%. 30% dos entrevistados disseram aprovar e 6% não sabem ou não responderam.
A pesquisa, de âmbito nacional, ouviu mil pessoas entre os dias 22 a 24 de setembro. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Interesse
O interesse pela eleição presidencial de 2022 subiu 5 pontos e hoje são 54% os que dizem estar muito interessados, contra 49% na pesquisa anterior.