Circula pela internet uma mensagem contendo um áudio que supostamente teria sido gravado pelo prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), alertando sobre a possibilidade de o nível do rio Doce ultrapassar 4 metros e até chegar a 4,50m a partir desta terça-feira (11).
Procurada pela reportagem do O Olhar, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) negou que o conteúdo seja de autoria do prefeito.
No áudio, o autor assegura que o bairro Ilha dos Araújos deverá ser interditado até o meio-dia de hoje. Diz ainda, a mensagem, que o rio Doce estaria subindo entre 7 e 9 centímetros por hora – o que não procede, segundo medição da régua do Saae.
Em outro trecho, é dito que a enchente este ano poderá se igualar à de 1997. “Não estou exagerando, infelizmente, queria tá exagerando, mas de 4 metros com certeza nós vamos passar”.
A parte mais polêmica da gravação é quando o autor diz que os bairros “São Paulo e Santa Terezinha, vai pro saco; Baixa do Quiabo, Maxixe, vai pro saco”, antes de concluir afirmando que em Valadares 30 mil pessoas ficarão desabrigadas.
Ainda na mensagem que movimentou os grupos de WhatsApp na noite de ontem (10), é ressaltado que “isso não vai sair na mídia pra não apavorar todo mundo, porque tem que sair devagar o pessoal, senão cria um caos”.
A fala contradiz as ações do governo, que tem informado de forma constante a situação das inundações na cidade. O próprio prefeito, inclusive, já gravou vídeo, mais de uma vez, alertando sobre o risco de o nível do rio chegar ou até ultrapassar 4 metros.
Confira o áudio: