Após três anos de espera, Governador Valadares foi habilitada pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), por meio da portaria GM/MS n° 574, publicada no último dia 18.
A medida beneficia cerca de 50 pacientes oncológicos da cidade que serão atendidos no Hospital Bom Samaritano. O atendimento, até então, era feito em Muriaé, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), situação em que o paciente necessitava ser conduzido para outro município na companhia de um familiar para realização do tratamento.
Além de beneficiar a população local, o novo serviço será referência em hematologia oncológica para aproximadamente 700 mil habitantes pertencentes à macro leste, trazendo mais celeridade, conforto e comodidade aos pacientes que antes percorriam longas distâncias para o tratamento.
Dados do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria (DCAA) mostram que cada paciente enviado a Muriaé custa ao município aproximadamente R$ 510 por viagem realizada.
“Foram várias discussões com o Estado e com o Ministério da Saúde para conseguirmos a habilitação, um benefício grande para nossos pacientes e também para a cidade”, ressalta a secretária Municipal de Saúde, Caroline Sangali.
Fonte: PMGV.