Fim da Tribuna Livre: vereadores encolhem participação popular na Câmara

0
676
fim da tribuna livre na câmara de valadares
Maioria dos vereadores votou pelo fim da Tribuna Livre. Foto: Facebook/CMGV

Vereadores valadarenses aprovaram ontem (6) à noite a dissolução da Tribuna Livre na Câmara Municipal. Foram 11 votos favoráveis, todos eles de parlamentares que formam a bancada governista, e apenas sete contrários.

O projeto que encolhe o espaço de participação popular no Legislativo foi apresentada pelos vereadores Igor Costa (PSC) e Cabo Amorim (PSDB), mas no plenário a proposta foi defendida somente pelo parlamentar peesedebista. O outro autor se manteve calado, como tem sido sua atuação no Legislativo desde o início de seu mandato.

A vereadora Gilsa Santos (PT) foi a primeira a condenar o fim da tribuna livre. “Esse é o espaço que proporciona igualdade aos que não têm acesso a um veículo de comunicação, domínio sobre jornais, tempo pago em TVs. É local para entidades que têm menos força diante da sociedade; elas sobrem ali e falam como representantes diretas do povo, sem passar pelo processo eleitoral, como consta na nossa lei orgânica”, explanou.

O vereador Juarez Gomes (PSL) disse que a proposta era vergonhosa e lamentou a iniciativa dos colegas. “Em tempos que a nossa liberdade tem sido tolhida por aqueles que deveriam defendê-la, a Câmara apresentar um projeto desse é um retrocesso para a Casa. Tirar a tribuna livre é tirar a liberdade do cidadão”, criticou.

“A tribuna livre acontece nas maiores câmaras do estado e é uma oportunidade que cada representante tem para falar sobre sua pauta. Se não concordamos com um ou outro tema, que a gente melhore o projeto. Mas nós que estamos na política, no debate, mesmo não concordando, temos que garantir esse espaço”, defendeu Alê Ferraz (DEM).

Também se manifestaram contra os parlamentares Maurício Dutra (MDB) e Cézar Ribeiro (PT).

Votaram a favor da extinção da Tribuna Livre:

Betão do Porto (Rede), Cabo Amorim (PSDB), Emanuel Miranda (PSDB), Ênes Cândido (DEM), Fernando da Luz (PTC), Igor Costa (PSC), João Bosco (PRB), Juarez Mototáxi (Avante), Kátia Reis (PDT), Roncalli da Farmácia (PV), Weter dos Santos PTC)

Votaram contra: 

Alê Ferraz (DEM), Cézar Ribeiro (PT), Gilsa Santos (PT), Jepherson Madureira (PSC), Juarez Gomes (PSL), Maurício Dutra (MDB), Pastor Elias de Jesus (PSD).

O vereador Jamir Calili não esteve presente na reunião ordinária de ontem. Já o vereador Paulinho Costa (PDT) deixou o plenário momentos antes da votação do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × quatro =