Governador Valadares está fora da duplicação da BR-381. A confirmação se deu na manhã desta quarta-feira (3), na audiência pública sobre ‘Concessão da BR-381/MG’, promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O projeto prevê a concessão do trecho que vai de Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262, até o entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares. No entanto, a duplicação da rodovia chegará até Belo Oriente, distante cerca de 90 quilômetros de Valadares.
E mais: o prazo previsto para entrega da obra é de 20 anos, ou seja, apenas a partir de 2040; porém, a cobrança do pedágio se iniciará assim que forem finalizados os processos de leilão e assinatura de contrato com a concessionária.
Isso significa que sair de Governador Valadares com destino a Belo Horizonte ficará mais caro, de carro ou de ônibus, já que o motorista terá que passar por cinco praças de pedágios, nas seguintes cidades: Periquito, Belo Oriente, Nova Era, João Monlevade, Caeté.
Mesmo com três deputados federais – Hercílio Coelho Diniz (MDB), Leonardo Monteiro (PT) e Euclydes Pettersen (PSC) -, Valadares não conseguiu ser beneficiada com os investimentos em obras da duplicação da BR-381.
A audiência pública pode ser acompanhada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=mKP2VrIOR94.
Matéria atualizada às 22h12.