A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (31), por 294 votos a 41 e 4 abstenções, o projeto de Lei Complementar 76/07, que inclui Governador Valadares e o Vale do Rio Doce na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ao todo serão incluídos 84 municípios, sendo 81 de Minas Gerais e 3 do Espírito Santo. A matéria, agora, irá a votação no Senado.
“O projeto vai criar as bases para o desenvolvimento sustentável da região”, comemorou o deputado federal Leonardo Monteiro (PT), autor do projeto 119/15, que tramita apensado ao PLC 76/07, incluindo os municípios do Vale do Rio Doce na Sudene, e que foi assinado também pelos deputados mineiros Leonardo Quintão (PMDB), Mauro Lopes (PMDB) e Brunny Gomes (PR).
Monteiro destacou ainda que a inclusão do Vale do Rio Doce na Sudene vai recuperar uma dívida com a região, que tem um dos menores índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. “Além disso, desde a década de 30 a região vem sendo explorada e hoje está destruída do ponto de vista ambiental. Fazer parte da Sudene vai reverter toda essa situação, pois os municípios receberão mais investimentos e poderão ter acesso a agências de fomento ligadas ao governo federal, como o Banco do Nordeste, para desenvolver projetos que gerem emprego e renda”, afirmou.