Cemig apresenta plano para período chuvoso no Leste de Minas

0
299
plano cemig chuva
O gerente Jó Braz falou sobre os investimentos e ações da Cemig para diminuir a queda de energia durante as chuvas

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) apresentou, na manhã desta quarta-feira (1º), o plano de atendimento para o período de chuva em Governador Valadares e região Leste de Minas.

O gerente de Manutenção e Serviços de Distribuição de Governador Valadares, Jó Braz Miquilino Mariano, falou sobre os investimentos que a empresa vem realizando para diminuir os impactos das chuvas, como a queda de energia elétrica.

Segundo ele, 84% da rede urbana da região foram inspecionadas e aproximadamente 27 mil árvores foram podadas para evitar conflitos com a rede elétrica. Também foi realizada limpeza na faixa de servidão das redes rurais.

O gerente informou ainda que neste ano a Cemig investiu R$ 78 milhões no sistema elétrico em toda a região Leste, com ações que resultaram no aumento da disponibilidade de energia, reforço e reforma de subestações, instalação de novos equipamentos automatizados e manutenção preventiva.

A Cemig também investiu em novas tecnologias no serviço de meteorologia, melhorando e agilizando a previsão de ocorrência de tempestades.

De acordo com Miquilino, as ações da Cemig se dão a partir do alerta meteorológico, quando é redefinido o número de equipes para realizar os procedimentos de restabelecimento de energia e o número de atendentes do Fale com a Cemig (116), de forma a suprir a demanda extraordinária que surge com as chuvas.

Ele ressaltou ainda que o consumidor deve ficar atento aos procedimentos de segurança durante chuvas e tempestades, para evitar risco de acidentes.

Mito ou verdade?

Falar ao telefone celular, com o carregador ligado na tomada, ou telefone fixo durante a chuva é perigoso?

Verdade. De acordo com o gerente de Manutenção e Serviços de Distribuição da Cemig, Jó Braz Miquilino, pode ocorrer uma descarga atmosférica, ou uma árvore pode cair na rede e provocar um surto de tensão e efetivamente levar à explosão do celular. Ou pode ocorrer um curto circuito na bateria, que também pode provocar a explosão do celular.

Confira abaixo outras dicas de segurança durante tempestades:

– Retirar os equipamentos elétricos das tomadas, evitando risco de queimar os aparelhos ou até à segurança das pessoas;

– Durante rajadas de ventos e descargas atmosféricas (raios), as antenas de TV podem se desregular. Se isso acontecer, não suba nos telhados para ajustá-las, pelo risco de queda, choque elétrico e de ser atingido por um raio;

– Se houver necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o celular, desde que o aparelho não esteja conectado na tomada, ou o telefone sem fio;

– Jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico;

– Caso se depare com um cabo partido, mantenha-se distante do local e ligue imediatamente para o Fale com a Cemig, no 116, que funciona 24 horas por dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

12 − cinco =