Uma agenda imperdível começa nesta segunda-feira (18), em Governador Valadares: Visões da Ibituruna, mostra fotográfica que celebra a Primavera dos Museus, movimento criado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) para promover, divulgar e valorizar os museus nas cidades de todo o país.
A exposição, aberta para visitação até o próximo dia 30, no Museu da Cidade, reúne 37 imagens dos fotógrafos valadarenses Fábio Monteiro e Ana Flávia Tragino, retratando o Pico da Ibituruna de diferentes ângulos, inclusive registros feitos de fora da cidade.
O tema é inspirado na obra do artista japonês Katsushika Hokusai (1760-1849), Trinta e seis vistas do Monte Fuji, uma série de gravuras em madeira, datadas de 1832, retratando o monte Fuji em diferentes estações do ano, locais e condições do tempo.
Entre as milhares de fotos já feitas com telefones celulares, drones e câmeras tradicionais, Fábio e Ana Flávia selecionaram uma série especial para a exposição Visões da Ibituruna. A mostra pretende valorizar o maior patrimônio natural de Valadares, celebrar suas belezas naturais e chamar atenção para a necessidade de preservação.
O Museu da Cidade fica na rua Prudente de Morais, 711, Centro. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, o qual é escolhido pelo próprio Ibram. Esse ano, a 17ª edição nacional será celebrada de 18 a 24 de setembro.
Sobre Ana e Fábio
Com 32 anos de idade, Ana Flávia Tragino tem dedicado os últimos três anos de sua vida ao ofício de fotógrafa. Sua sensibilidade inerente, tão vital para os fotógrafos, é uma marca registrada em seu trabalho. Ela preenche seu portfólio com uma ampla gama de fotografias que vão desde paisagens de tirar o fôlego até momentos de fotojornalismo. Algumas de suas imagens encontram espaço no Jornal Da Cidade, onde Ana Flávia é uma colaboradora. Além disso, ela é monitora no curso de fotografia oferecido pela companhia de teatro Katarriso.
A paixão do jornalista Fábio Monteiro pelas câmeras vem desde cedo, quando registrava os encontros e passeios com família e amigos e eventos artísticos que assistia. Fábio começou a se interessar profissionalmente por fotografia em 2014, quando ministrou aulas de qualificação Profissional/Fotografia no Projovem Urbano. Atualmente, os registros do fotógrafo privilegiam o fotojornalismo, a fotografia documental e fotografia de paisagens.