Terceiro LIRAa indica risco de surto de dengue em Valadares

0
221
andré apresenta liraa
Prefeito de Valadares, André Merlo, apresentou o terceiro LIRAa do ano, que apontou um índice de 5,6% de infestação

O prefeito André Luiz Merlo (PSDB) divulgou, na manhã desta terça-feira (21), o terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2017.

Governador Valadares tem 5,6% de infestação predial, um índice considerado de alto risco de surto da doença pelo Programa Nacional de Controle de Dengue.

Em fevereiro deste ano, o índice no município chegou a 9,7% no resultado do primeiro LIRAa e em maio o número caiu para 8,5%. Para combater a proliferação do mosquito, a prefeitura intensificou a limpeza na cidade e quase dobrou o número de agentes de controle de endemias, que passou de 130 para 250.

Ainda assim, durante todo este ano o índice de infestação em Valadares manteve-se superior a 4 %, condição em que há risco de surto de dengue.

Dados do Estado confirmam que 87% dos focos do mosquito continuam dentro das casas, o que torna a população a principal parceira dos municípios no combate ao Aedes aegypti.

A apresentação do resultado do terceiro LIRAa foi feita no auditório do Colégio Estadual, no centro de Valadares, e contou com a presença dos agentes de controle de endemias. Em seguida, eles participaram de um workshop sobre controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 − 6 =