A ex-secretária Municipal de Saúde de Governador Valadares, Caroline Sangali, tomou posse, na manhã de hoje (16), como secretária-executiva do Consurge – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas -, também conhecido como Samu Regional. Ela é a terceira pessoa a ocupar o cargo em menos de dois anos.
Sangali assumiu a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em 2021 e deixou a pasta em maio de 2023, dois meses após o escândalo do furto de materiais hospitalares do Hospital Municipal. A carga foi apreendida pela Polícia Militar de Belo Horizonte, no dia 15 de março, em um bairro da capital mineira, e encheu um ônibus da PM com artigos como luvas, seringas, toucas e outros. A prefeitura teria ficado sabendo do furto quando procurada pela polícia e comunicou, na ocasião, que iria apurar o fato.
A ex-secretária teria pedido exoneração da SMS alegando “motivos pessoais”. Agora, resolvidos os problemas particulares, e indicada pelo prefeito André Merlo (União Brasil), que também preside o Samu Regional, Caroline Sangali atuará como coordenadora da entidade que atende 86 municípios e mais de 1,5 milhão de habitantes.
A apresentação do novo nome foi feita pelo prefeito ao Conselho Diretor do Consurge por meio de reunião virtual na Sala Diamante, no prédio da prefeitura de Valadares.