Desde a semana passada, a iluminação natalina já brilha em pelo menos uma via em Governador Valadares, a rua Peçanha, no trecho entre a Israel Pinheiro e a Marechal Floriano. A iniciativa, dos próprios lojistas, é uma forma de atrair o consumidor.
Mas não para por aí. Este ano, o Natal em Valadares não será como nos últimos oito anos, quando a principal cidade do Leste de Minas não recebeu nenhuma atenção do poder público municipal para celebrar a principal data do ano.
O período natalino, que atrai turistas, gera emprego e renda, movimenta a economia local e encanta crianças e adultos, vai ter programação especial que começa nesta sexta-feira (1º), às 19h30, com a inauguração da iluminação de Natal pelo prefeito André Luiz Merlo (PSDB).
O local será a praça Serra Lima, de onde as luzes se acenderão e de onde a Banda Lira 30 de Janeiro sairá tocando pela avenida Minas Gerais, até a praça dos Pioneiros, para se juntar à Banda da 8ª Região de Polícia Militar (8ª RPM) e fazer uma grande apresentação.
Árvore
A cidade terá quatro árvores de Natal, uma de 14 metros e três de seis metros, todas na Praça dos Pioneiros, e mais de 500 pêndulos iluminados fixados nos oitis em volta da praça.
A montagem da iluminação natalina que vai ornamentar a cidade durante mais de 30 dias começou na sexta-feira passada e a maior parte do material foi alugada de uma empresa em São Paulo, que também é responsável pela execução do serviço de decoração.
A avenida Minas Gerais, próximo à Praça Serra Lima, também começou a receber iluminação especial de Natal nesta quinta, com pisca-piscas nas árvores oitis. A ornamentação se estenderá até a Praça dos Pioneiros.
Além das luzes, árvores, guirlandas, os primeiros 10 dias do período natalino serão marcados por diversas manifestações culturais, como a apresentação dos maiores nomes da música instrumental brasileira no Valadares Jazz Festival, apresentação de bandas e corais e a 3ª edição da Virada Cultural, com grupos de dança, peças teatrais, artistas de circo, exposição fotográfica e outras expressões de artes.
Verifique a programação cultural:
🙂 Todos os eventos culturais acontecerão na Praça dos Pioneiros
O povo fala:
Para a estudante Lorena Ferraz, “o clima de Natal oferece um aconchego e convívio maior com a cidade. Sabemos que isso não vai resolver outros problemas, mas foi um ponto esquecido pela gestão passada. Estou na cidade há quatro anos e nunca vi esse clima, está bem gostoso, parecendo cidades menores onde o acolhimento é maior”.
O mototaxista Fernando Nascimento disse que é válida a decoração, desde que não prejudique o andamento de obras. “O clima natalino é importante porque é momentâneo e atrai pessoas da região para as compras. O que não pode é esse período acabar e a cidade ficar desassistida, como temos visto com semáforos estragados e buracos que persistem em alguns locais”.
“Acho que enfeitar a cidade para fazer a alegria das famílias, principalmente das crianças, é um dever do governo para com nós, cidadãos, que pagamos nossos impostos para ver resultados. Que sejam bem-vindos esse clima e essa decoração para trazer mais vida a Valadares”, comentou o PM reformado Calixto.