Prefeito de Valadares destrava construção do campus da UFJF-GV com decreto de desapropriação

0
130
Prefeito de Valadares destrava construção do campus da UFJF com decreto de desapropriação
Desapropriação da área vai permitir construção de uma rotatória na BR e avenida de acesso ao campus. Foto: Fábio Monteiro

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo (União), deu um passo decisivo rumo à construção do Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no município: publicou, nesta sexta-feira (22), o Decreto nº 12.142/2024 no Diário Oficial, declarando de utilidade pública e desapropriando parte do terreno que dá acesso à universidade.

A área, que compreende 39.724,072 m², refere-se ao espaço onde será construída uma rotatória na BR-116, necessária para conectar o espaço urbano ao futuro campus da UFJF, localizado na antiga fazenda Miúra. A ausência de uma via oficial era apontada como o maior entrave para que a reitoria aprovasse a construção definitiva dos prédios, permitindo, assim, a centralização de todos os cursos da instituição em Valadares.

De acordo com o termo de compromisso firmado com a construtora América Garden, a empresa será responsável por executar as obras da rotatória e de infraestrutura da estrada – como rede de drenagem, esgoto, energia, ETE, ETA -, que são indispensáveis para viabilizar o acesso ao campus.

Impacto positivo na integração e na comunidade

A centralização da UFJF-GV em um único espaço é considerada fundamental para fomentar a interação entre alunos, professores e servidores de diferentes cursos, promovendo o diálogo entre classes sociais e o surgimento de um espaço público de convivência. Além disso, o campus se tornará um ambiente de lazer e cultura acessível à comunidade, consolidando-se como um marco para a cidade.

Enquanto o campus não é construído, a reitoria adotou, como solução temporária, a fragmentação dos cursos em prédios espalhados por Valadares. Embora essa medida seja viável no momento, sua permanência a longo prazo poderia limitar as interações acadêmicas e sociais entre os estudantes, além de impedir que o campus se torne um ponto de encontro e integração comunitária.

Obra foi paralisada em 2015

A criação do campus da UFJF em Governador Valadares se deu em fevereiro de 2012, num esforço do governo da então prefeita Elisa Costa (PT) em trazer uma universidade federal para a cidade e região. Em novembro do mesmo ano a UFJF-GV iniciou suas atividades com nove cursos, entre eles medicina.

A construção do Campus Avançado começou em 2013, em um terreno com  aproximadamente 1 milhão de metros quadrados, que fica a quatro quilômetros da região central. Em 2015, porém, órgãos de controle levantaram suspeitas de irregularidades por parte da reitoria da universidade e a obra foi suspensa.

Em junho desse ano, quase uma década após a paralisação da construção do campus, a Justiça Federal afirmou não reconhecer qualquer ato ímprobo praticado pelos envolvidos na ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Com a desapropriação da área pelo governo municipal e a garantia da realização das obras, a expectativa é de que o campus unificado represente um divisor de águas para a educação superior em Governador Valadares, além de alavancar o desenvolvimento cultural e social na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

12 + sete =