Nesta terça-feira (17), às 19h, no Teatro Atiaia, acontece a diplomação dos políticos eleitos nas eleições municipais de outubro de 2024 em Governador Valadares. Serão diplomados o prefeito, o vice-prefeito e os 21 vereadores eleitos para o mandato de 2025 a 2028.
Sandro Lúcio Fonseca, mais conhecido como Coronel Sandro (PL), de 60 anos, será diplomado como prefeito eleito de Valadares. Ele conquistou a preferência de 52,95% do eleitorado, somando 69.694 votos em turno único.
Coronel Sandro está em seu segundo mandato como deputado estadual e é militar reformado, com passagens como comandante da Polícia Militar em Valadares e Teófilo Otoni. Natural de Galiléia (MG), o prefeito eleito é um dos principais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na região, defendendo pautas alinhadas à direita.
Ao seu lado, será diplomado o vice-prefeito José Bonifácio Mourão (PL), de 84 anos. Com uma trajetória política marcada por décadas de atuação, Mourão iniciou sua carreira como vice-prefeito de Valadares nos anos 80 e foi prefeito em dois períodos: 1997-2000 e 2005-2008. Ele também exerceu seis mandatos como deputado estadual e foi subsecretário de Estado de Obras Públicas nas gestões de Aécio Neves e Antônio Anastasia.
Renovação no Legislativo
A nova composição da Câmara Municipal de Governador Valadares reflete a insatisfação de grande parte do eleitorado com os trabalhos dos últimos anos. Dos 21 vereadores eleitos, apenas oito conseguiram a reeleição, mostrando um cenário de renovação significativa no Legislativo, talvez a maior já ocorrida no parlamento municipal.
Confira os vereadores que serão diplomados hoje
- Roncali da Farmácia (PRD)
- Alê Ferraz (Novo)
- Kátia do Betinho Detetive (PSDB)
- Waguinho (DC)
- Jepherson Madureira (Republicanos)
- Jackes Keller (PMB)
- Jamir Calili (PP)
- Will Sirlei (PL)
- Valdivino Lima (Avante)
- Sandra Perpétuo (PT)
- Igor Erick (Mobiliza)
- Ulysses Gomes (Republicanos)
- Ademar do Turmalina (MDB)
- Geisa Luana (PP)
- Igor Costa (União)
- Amaral do Povo (Avante)
- Dandan Cesário (União)
- Betão do Porto (União)
- Ley do Mãe de Deus (PMB)
- Fernanda Braz (DC)
- Gilsa Santos (PT)
Diplomação
A diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral confirma a eleição dos candidatos e os habilita a tomar posse, com a entrega dos diplomas assinados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A cerimônia de diplomação é o último passo do processo eleitoral antes da posse, que ocorrerá em janeiro de 2025. O evento também marca o início da preparação dos eleitos para os desafios do próximo mandato.
Além dos 21 vereadores eleitos, serão diplomados também os suplentes.