Desde o início do ano foram instaladas 283 novas lixeiras no Centro de Governador Valadares e cerca de 60 já foram recolhidas porque foram destruídas por vândalos.
As lixeiras foram instaladas pelo Departamento de Serviço de Limpeza Urbana nas ruas com maior movimento de pessoas, mas quem passa pelo Centro pode constatar que muitas delas estão depredadas e até queimadas.
De acordo com a prefeitura, cada lixeira custa em média R$ 72 para voltar às ruas de Governador Valadares. Além disso, destruir patrimônio público é crime, com pena de detenção de um a seis meses, ou multa.
Segundo a prefeitura, com as chuvas, todo lixo lançado nas ruas, córregos, rios e lagoas retorna em forma de alagamentos e obstrução das bocas de lobo. A instalação dos cestos coletores é uma alternativa para amenizar o transtorno.
Quem presenciar cenas de destruição do patrimônio público pode ligar para o número (33) 3277-7486. “A prática de vandalismo, além de gerar prejuízos ao patrimônio público, atinge diretamente a população, que deixa de usufruir dos bens públicos”, diz a prefeitura.