A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Governador Valadares reuniu, na tarde desta quinta-feira (10), veículos de imprensa para uma coletiva em que apresentou as principais ações realizadas nos primeiros 100 dias da gestão 2025-2026.
O presidente da Casa, vereador Alê Ferraz (Novo), abriu o encontro destacando que já é possível perceber uma mudança concreta na forma de atuação dos parlamentares:
“A nova postura dos vereadores está sendo sentida e comentada pela população. Nosso objetivo é trazer o cidadão de volta à Câmara — não apenas como espectador, mas como participante ativo dos debates sobre os grandes problemas da cidade. E todos sabem quais são: a falta d’água, a segurança das pessoas em situação de rua, o transbordo do lixo para outros municípios, entre outras pautas urgentes”, afirmou.
Na sequência, o diretor-geral Rodrigo Fabiano apresentou um diagnóstico detalhado da situação estrutura encontrada pela nova gestão. A lista de desafios incluía desde veículos oficiais sucateados e sem manutenção, gabinetes em más condições, até a ausência de telefonia interna e falhas graves no atendimento à população, como o canal “Fale com a Câmara” com dezenas de mensagens sem resposta e um portal da transparência desatualizado.
Diante desse cenário, a Mesa Diretora agiu com celeridade. Entre as primeiras medidas, destacam-se a reativação do canal aberto da TV Câmara, a retomada das transmissões ao vivo das reuniões em alta qualidade pelo YouTube, e a ampliação da visibilidade das audiências públicas. Também foi aberta licitação para a criação de um novo portal institucional e da transparência.
Internamente, a Casa passou por uma série de manutenções, como a limpeza de aparelhos de ar-condicionado, reparos nas redes hidráulica e elétrica, pintura e outras intervenções para garantir um ambiente mais funcional.

Iniciativas formais
No campo institucional, o Legislativo valadarense avançou com a adesão ao Conselho Estadual de Controle Interno (Coneci-MG), iniciou os estudos para a construção de uma sede própria, contratou assessorias técnicas e jurídicas para revisar o regimento interno e solicitou adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com o objetivo de reduzir o uso de papel e modernizar os trâmites administrativos.
Entre as pautas em discussão, está a possível retomada da Tribuna Livre, importante espaço de participação popular, além da implantação de um painel eletrônico de votação para dar mais transparência às decisões parlamentares.
O presidente Alê Ferraz também destacou os avanços na aproximação com a sociedade por meio das audiências públicas — somente nos dois primeiros meses, quatro encontros trataram de temas sensíveis como segurança pública e o combate à violência contra a mulher.
Educação cidadã
A Câmara também aposta na educação cidadã com o lançamento do Parlamento Jovem 2025, em parceria com a ALMG e apoio da PUC Minas, além da realização de oficinas pela Escola do Legislativo e visitas institucionais de estudantes.
Entre as ações em fase final de implementação, estão o Balcão da Cidadania — que permitirá à população a emissão gratuita de documentos —, o resgate do casamento comunitário e a realização de um encontro regional de vereadores.
“O compromisso dos vereadores e da nossa Mesa Diretora é claro: queremos uma Câmara mais acessível, moderna, participativa, e que recupere sua credibilidade diante da sociedade e da imprensa local”, finalizou Alê Ferraz.