A relevância de um gestor é medida com base no que ele fez em benefício de quem? Poderia ser esse o título desta conversa, estimulada por aquela que entendeu que o Grupo dos de Cima merecia um escândalo bem cedo. O clima de civilidade que caracteriza as manhãs nesses círculos de prestígio social logo se desfez, após Madame Lares encaminhar um link e assim dizer:
– “Leiam! Saiu no jornal Tô de Olho! Fulana disse que o ex-prefeito não fez nada de relevante para o município, em seus oito anos de governo”!
Zombar da jornalista – essa foi a intenção da viúva que vive dos aluguéis dos imóveis que o falecido deixou. Pressupondo uma comunicação assertiva (que só existiu em sua cabeça), enviou mais gargalhadas, em deboche ao texto, que na verdade, muito irritou os integrantes do grupo.
Rompendo cinco minutos de silêncio incômodo, e em represália à presença indigesta daquele link, tem início um sincericídio de classe. Alguns trechos desse empenho coletivo na defesa do “ex” foram dignos de reprodução neste falatório, que pretende destacar o ponto de vista daqueles que se doeram, e assim questionaram: – “ele não fez nada de relevante para quem”?
– “Não fosse ‘o homi’, as terras que eu vendi para a prefeitura ainda estariam lá, paradas, pois eu não tenho vocação para cultivar ou criar gado”, declarou Herdeiro Neto. Atualmente ele vive dos juros do valor recebido na transação, que complementam a renda que ele obtém nas redes sociais. Como ficar rico sem fazer nada é o nome de sua mentoria, “exclusiva para guerreiros” (sic).
– “É para aquelas bandas que vamos construir outro condomínio”, anunciou o maior empresário do ramo da produção do medo, o dono da Enclausure Fortification. Ele também está sempre em busca de potenciais clientes: os receosos de perderem o status social por conta do crescimento da pobreza no centro da cidade.
Por fim, ainda sob o efeito do texto, a filha mais velha do Sr. Pioneiro, outra beneficiária do mandato, elencou mais um ganho pessoal obtido por aqueles que têm a certeza de que a cidade foi feita para eles: – “será às 18 h a cerimônia em homenagem a Vovô Grilo, na antiga Praça dos Trabalhadores, que por ordem do nosso eterno prefeito, teve seu nome alterado para Praça dos Bandeirantes”.
Nota do autor: os nomes foram trocados para preservar os que não querem ser lembrados. E se alguém se enxergar aqui, talvez seja só consciência.