A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou, na manhã de quinta-feira (18), a Operação Armagedom, com o objetivo de desarticular associações criminosas destinadas ao tráfico de drogas na região de Tarumirim (MG).
Foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, quatro de internação de adolescentes e 24 mandados de busca e apreensão, um deles na cidade de Ipatinga.
O delegado Regional de Polícia Civil em Governador Valadares, Fábio Guilherme Sfalcin, explicou que a operação confirmou o envolvimento de várias pessoas no tráfico de drogas em Tarumirim. “Foram várias apreensões, de quantidades pequenas, mas que comprovavam a estabilidade desse grupo. Ao todo, foram 24 mandados de busca e apreensão para residências, 12 mandados de prisão preventiva, contra pessoas maiores de idade, e quatro mandados de internação de adolescentes, tudo envolvendo tráfico de drogas e associação com o tráfico. E ainda temos o crime de corrupção de menores, com pessoas maiores de idade utilizando menores para a prática de crimes”.
Ele disse ainda que a expectativa é que as pessoas permaneçam presas, devido às provas contundentes contra elas: “há a materialidade (apreensão das drogas) e a vinculação dessa droga a esse grupo, para redundar num pedido de prisão. Então, provavelmente, elas ficarão presas preventivamente. É assim que se combate o tráfico de drogas, investigando, atribuindo os fatos aos grupos certos e fazendo a retirada desse pessoal”, destacou Sfalcin.
A operação contou com a ajuda de cães e apoio aéreo por meio do helicóptero Carcará da PCMG. Participaram equipes da Delegacia Regional de Governador Valadares, Guanhães e do 12º Departamento de Ipatinga, envolvendo cerca de 90 policiais civis.