Festival Nacional de Teatro Movimenta Valadares Neste Sábado e Domingo

0
330
fenta GV1
(Foto: Leonardo Morais/PMGV)

Acontece até domingo (21) a 11ª edição do Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (Fenta), evento que faz parte das comemorações do 80º aniversário da cidade.

Ao todo, passarão por Valadares 94 atores e diretores de 10 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Minas Gerais, que estão se revezando entre apresentações fechadas e em praça pública, oficinas e cortejo cultural.

A abertura oficial do Fenta aconteceu na sexta-feira (19), às 17h30, na Praça dos Pioneiros. 12 peças teatrais, apresentadas por 12 grupos de teatro, e três oficinas, constam na programação.

Os grupos teatrais são de Ipatinga (MG), Timóteo (MG), Ribeirão Preto (SP), João Pessoa (PB), Conselheiro Lafaiete (MG), Guaranésia (MG), Peçanha (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Ubá (MG), além de Valadares.

A diretora da Cia. de Artes Asas do Invento, Nazza Amaral, disse que mesmo sem o Teatro Atiaia – que está fechado aguardando reforma –, o movimento teatral não pode parar em Valadares. “É um prazer ver o esforço de todos ser compensado e esperamos que até domingo possamos aumentar a consciência cultural dos valadarenses”, destacou.

Já o diretor do Departamento de Cultura da prefeitura, Kevin Figueiredo, fez um desabafo: “a cultura em Valadares não tem muitos recursos ou instrumentos, mas temos um amor enorme por esta cidade e é isso que nos move a fazer nosso trabalho. Estamos apanhando nas redes sociais de pessoas que acham que a cultura não é importante, mas se for preciso, vamos bater no peito e gritar: cultura é importante sim!”, declarou.

O 11º Fenta está sendo organizado pela Cia. de Artes Asas do Invento e Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, com o apoio do Ponto de Cultura Atrás do Palco e dos grupos de teatro Avatar e Katarisso.

Confira a programação deste sábado e domingo:

programação fenta

Grupo percorre mais de 1.900 km para participar de festival em Valadares

O coletivo de teatro Cara Dupla de João Pessoa na Paraíba percorreu mais de 1.900 quilômetros para participar da 11ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenta) em Governador Valadares.

Formado há 16 anos, o grupo apresentou sexta-feira (19), na Praça Serra Lima, a peça “O Surto”, baseada na obra de Ariano Suassuna.

O diretor do grupo, Romildo Rodrigues, comentou que o intercâmbio cultural é fundamental para a troca de experiências e aprimoramento dos artistas e lamentou que a falta de apoio do poder público e das leis de incentivo, acabem desestimulando os profissionais.

Exemplo disso foi a dificuldade que o coletivo Cara Dupla, formado por 15 atores, teve para participar do Fenta em Valadares: dos 15 atores, apenas seis conseguiram vir ao festival,  devido ao alto custo das passagens.

“Fizemos uma apresentação em praça pública, em João Pessoa, e conseguimos levantar R$ 5 mil para arcar com as nossas despesas. Mas a experiência vale a pena”, afirma.

O ator Danny Barbosa, que também atua no coletivo Cara Dupla, completa que foram cerca de 40 horas de viagem e o ônibus quebrou três vezes. Apesar disso, ele salienta que o intercâmbio cultural é fundamental para o aprendizado.

Os dois chegaram na véspera da abertura do Fenta e visitaram o Palácio da Cultura, onde está situado o Teatro Atiaia, e lamentaram o fechamento daquele espaço. “Mesmo que seja provisório, as forças políticas precisam repensar a situação e esforçar-se para que o teatro seja reaberto ao público”, observaram. (Colaborou Walter Andrade)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

12 + 19 =