PREFEITO DE VALADARES SE IRRITA COM DEPUTADO E DEIXA AUDIÊNCIA NA CÂMARA DE VEREADORES

0
338
audiência pública discutiu hospital regional
Deputado Leonardo Monteiro falou sobre a proposta da UFJF para atendimento de saúde imediato à população (Foto: O Olhar)

Terminou em tumulto a audiência pública para discutir as obras de construção do Hospital Regional de Governador Valadares, promovida pela Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira (16).

O prefeito André Luiz Merlo (PSDB) se irritou com o deputado federal Leonardo Monteiro (PT) e deixou o plenário, acompanhado da equipe do governo, do presidente da Câmara Municipal Paulinho Costa (PDT)  e outros vereadores da sua base de apoio.

Minutos antes do tumulto, Leonardo Monteiro explicou que foi procurado pela direção da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para intermediar um encontro com o governador Fernando Pimentel (PT), com o objetivo de apresentar uma proposta da universidade para o hospital regional no município.

A intenção da UFJF, segundo ele, era assumir alguns blocos do Hospital Regional, ainda sem destinação específica, e colocar em funcionamento imediato laboratórios, ambulatórios e consultórios para atendimento à população, antes mesmo do término das obras pelo estado.

O deputado finalizou informando que o governador viu com bons olhos a iniciativa e autorizou os procedimentos para colocar a proposta em prática, entre eles, a formação de uma comissão com membros do governo estadual, da UFJF e de vereadores de Valadares.

Logo após a fala do deputado, foi a vez do prefeito André Merlo se manifestar. Ele reclamou, entre outros, da falta de repasses do governo de Minas para a saúde, da indefinição sobre o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) e da localização da área destinada ao campus da UFJF em Valadares. “Fica no fim do mundo”, argumentou ele.

O prefeito disse ainda que Leonardo Monteiro não poderia levar propostas ao governador sem antes discutir com o Executivo municipal e acusou o deputado de não respeitar o pluralismo político.  Nesse momento, o deputado conseguiu um ‘aparte’ do prefeito e contestou sua fala.

Estava formada a confusão. Em meio a vaias e aplausos do público, o que se seguiu foi um bate-boca de vereadores, enquanto o autor da audiência, Geremias Brito, tentava amenizar a situação e retomar o debate. Foi nesse clima que o prefeito se retirou do plenário, junto com sua equipe e alguns vereadores.

Superada a confusão, a audiência continuou por mais alguns minutos, com a mesa diretora e o plenário semi-esvaziados.

audiência discute hospital regional na câmara
Secretário de Educação José Prata, prefeito André Merlo e secretário de Saúde Rui Moreira, os três de pé e  prontos para deixar o plenário (Foto: O Olhar)
audiência discute hospital regional
Deputados José Bonifácio Mourão, Celise Laviola e Leonardo Monteiro permaneceram na audiência após retirada do prefeito André Merlo e equipe do governo (Foto: O Olhar)

Hospital Regional

A construção do Hospital Regional em Governador Valadares teve início em abril de 2013, pela empresa Consórcio Socienge-Engeform. Em 2015, as obras foram suspensas por seis meses, de janeiro a junho, adiando o prazo inicial de entrega. A partir daí, a obra teve o número de funcionários reduzido e atualmente está completamente parada.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 83% da obra foi executada e um novo edital de licitação está em andamento para o término dos serviços. Entre as justificativas para o atraso das obras, a SES alega dificuldade financeira enfrentada pelo Estado para obedecer ao cronograma proposto.

A obra total estava orçada em R$ 89.956.744,60. Já foram repassados pela SES o valor de R$ 78.560.460,42. A Secretaria de Saúde não informou quanto ainda será necessário investir para concluir os serviços.

Proposta

O deputado Leonardo Monteiro informou que apenas intermediou o encontro entre a coordenação da UFJF e o governador Fernando Pimentel, sendo que a proposta de ativar o funcionamento de ambulatórios e laboratórios para atender a população antes da conclusão da obra do hospital regional partiu da própria universidade.

Ele ressaltou que com o acordo entre a universidade e o governo, mais de 40 atividades acadêmicas poderão ser realizadas no local para atender mais de 12 mil pacientes por ano. “Essa é uma alternativa para que o hospital possa cumprir seu papel de prestar atendimento à população de Valadares e região sem ter que esperar a conclusão de 100% da obra”, destacou o deputado.

A reunião com Pimentel contou com a presença do reitor da UFJF Marcus David, da vice-reitora Girlene Alves, do diretor do campus de Valadares Peterson Andrade, da deputada estadual Celise Laviola, dos vereadores valadarenses Antônio Carlos, Marcion da Fusobras e Rosemary Mafra, além do deputado federal Leonardo Monteiro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 − três =