PREFEITURAS DO LESTE MINEIRO AMEAÇAM FECHAR AS PORTAS PARA RECEBER DÍVIDAS DO ESTADO

0
199
fórum educação saúde
Prefeitos rezam o 'Pai Nosso' antes do início das discussões (Foto: Divulgação)

Prefeituras do leste de Minas devem iniciar uma “greve parcial” dos serviços a partir do mês agosto, para pressionar o Estado a repassar verbas atrasadas aos municípios mineiros, que somam quase 7 bilhões.

As paralisações vão começar pela educação, com suspensão do transporte escolar, caso os recursos não forem depositados até o dia 17 de agosto. O passo seguinte será fechar as portas das prefeituras por um ou dois dias. Também poderá ter cortes nos serviços de saúde.

A decisão foi acordada na tarde desta sexta-feira (27), durante o Fórum Emergencial de Saúde e Educação dos Municípios do Leste de Minas, convocado pelo prefeito de Governador Valadares, André Luiz Merlo (PSDB).

O evento aconteceu das 15 às 19 horas, no auditório da prefeitura, e contou com a presença de aproximadamente 40 prefeitos da região.  O governo estadual não enviou representante.

As principais críticas dos prefeitos foram feitas em cima dos repasses atrasados do Governo aos municípios. “Não estamos aguentando mais, temos
que dar um basta, não estamos pedindo nenhum favor, é um direito constitucional que não está sendo cumprido”, disse o prefeito de Entre Folhas e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião da Bacia do Suaçuí (Ambas), Aílton Dias.

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius, vice-presidente da Associação dos Municípios Mineiros (AMM), informou que a entidade vai ajuizar nova ação contra o Estado, dessa vez questionando o não repasse da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ele também criticou o governador Fernando Pimentel (PT) por justificar que as dificuldades financeiras de Minas são devidas à má gestão do governo anterior.

O Fórum Municipal de Saúde e Educação contou com a presença da Associação dos Municípios do Vale do Aço (Amva), Associação Mineira de Municípios (AMM), Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste), Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Doce (Cisdoce).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze + um =