Hoje é quarta-feira (19), dia de mais um fechamento das portas da Prefeitura de Governador Valadares. A medida do prefeito André Luiz Merlo (PSDB), de suspender o atendimento à população em protesto à falta de repasses de recursos do governo estadual, além de não surtir nenhum efeito até o momento, vem sendo alvo de críticas nas redes sociais.
Entre as várias repartições do município que estão sendo fechadas todas as quartas-feiras, está o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O Saae é uma autarquia municipal completamente autônoma, com patrimônio formado com recursos próprios, provenientes da cobrança pela execução de serviços como o abastecimento de água e tratamento de esgoto. Não depende de verba do Estado.
A justificativa do prefeito André, no entanto, é que o Saae fechou as portas para o atendimento ao público “em razão da impossibilidade de continuar arcando SOZINHA com a manutenção dos serviços”, o que não condiz com a realidade, já que a população valadarense quem mantém a autarquia, com o pagamento de taxas pelos serviços realizados.
Veja abaixo o questionamento de um internauta nesta quarta-feira:
“PORQUE O SAAE ESTÁ COM A PORTA FECHADA? Estou indignado, os meus pagamentos estão em dias e estive no SAAE as portas estão fechadas. Gostaria de perguntar ao Prefeito Andre Merlo quanto o Estado deixou de repassar para o SAAE que é um Órgão que vive exclusivamente de nossos recursos. Pelo que vejo o que está ocorrendo está prejudicando apenas nós que somos pagadores da contas do SAAE. Gostaria que alguém do Governo me explicasse quanto o Estado deve ao SAAE?