OPERAÇÃO OCTOPUS DENUNCIA MAIS UM EX-PREFEITO DE DIVINO DAS LARANJEIRAS

0
605
maicon brito oliveira
Maicon Brito, ex-prefeito de Divino das Laranjeiras, é denunciado por suposto crime eleitoral (Foto: Divulgação/Assoleste)

Relatório do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) aponta suposto crime eleitoral envolvendo o ex-prefeito de Divino das Laranjeiras, Maicon Brito Oliveira. As investigações fazem parte da Operação Octopus, que apura desvios de recursos das prefeituras do leste de Minas e são conduzidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

De acordo com o relatório, que data de 27 de agosto, o ex-prefeito articula com uma pessoa identificada como Marcelo Dias Barbosa, também conhecido por Marcelo Domires, a transferência de títulos de eleitores da cidade de Ipatinga (MG) para Divino das Laranjeiras, visando as próximas eleições municipais. Maicon Brito seria a pessoa responsável pela parte logístico-financeira, enquanto Marcelo trataria da captação de eleitores.

Em julho, a operação prendeu preventivamente um outro ex-prefeito de Divino das Laranjeiras, Edson Alves de Souza, mais conhecido como Bodola,  juntamente com os ex-prefeitos de Itabirinha, Aurélio Donádia Ferreira, e de São Félix de Minas, Wanderlei Vieira de Souza. Os três respondem por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, falsidade ideológica e fraude à licitação.

O relatório de extração preliminar de dados traz uma relação de bens apreendidos nas casas dos envolvidos, quando foi deflagrada a Operação Octopus, em maio deste ano, como celulares, notebooks, pen drives, cartões de memória e documentos diversos. Em um desses aparelhos, que pertence à esposa de Maicon Brito, foram identificadas trocas de mensagens por meio do aplicativo Whatsapp que podem caracterizar crime eleitoral.

Em um trecho de conversa no celular apreendido, Marcelo Domires diz que tem duas pessoas em Ipatinga para transferir o título de eleitor e que isso deveria ser feito agora. “Por que agora não é visado, não tem tanta vigia, não tem tanta burocracia em cima e além de ser mais fácil transferir, esses títulos se consolidariam e na eleição os títulos já estariam aqui (em Divino das Laranjeiras), a pessoa já seria eleitor do município”. Na sequência, Marcelo pergunta para Maicon se há disponibilidade para arrumar a gasolina para a viagem até Ipatinga.

Em outro trecho, Marcelo afirma que vai transferir 20 títulos para Divino das Laranjeiras, além dos que fez, “independente de ser candidato ou não, para ajudar o grupo”. O ex-prefeito responde que “tem que ter vínculo, porque o cara do cartório é bem chato”.

Marcelo Domires ainda pergunta se é possível agilizar a marcação de uma cirurgia para um paciente. Maicon responde que é só mandar o pedido e a carteira do Ipsemg, que ele resolve com o deputado João Magalhães. Os dois tratam também do apoio ao candidato a deputado federal Euclydes Pettersen (PSC), do fortalecimento do grupo político que integram e da retomada da prefeitura nas eleições de 2020.

Maicon Brito é sobrinho de Edson Bodola, prefeito em duas gestões, de 2005 a 2012, e foi seu sucessor na administração da prefeitura de Divino das Laranjeiras.

Os dados foram encaminhados pelo promotor Evandro Ventura da Silva para a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezenove − 5 =