MORADORES DO RESIDENCIAL VALADARES RECEBEM ÁGUA SUJA E ENTRAM NA JUSTIÇA CONTRA O SAAE

0
377
água do saae sem qualidade
Moradores do Residencial Valadares reclamam que recebem água do Saae sem nenhuma qualidade. Foto: Divulgação

Moradores do condomínio Residencial Valadares, no bairro Nova Vila Bretas, em Governador Valadares, estão preocupados com a água suja e com cor amarelada que tem saído nas torneiras. Eles também reclamam da constante falta de água e resolveram entrar com ação na justiça, na semana passada, já que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) não soluciona o problema.

Em novembro, todos os blocos do condomínio ficaram sem água nos dias 16, 17, 18, 27 e 30. Este mês de dezembro, houve desabastecimento nos dias 1 e 3 e nesta sexta-feira (7). Quando volta, os moradores são obrigados a ferver a água para beber, porque ela chega nas torneiras e no chuveiro com cor e cheiro.

Pelo whatsapp, o Saae tem respondido aos moradores que “as interrupções se fazem necessárias, às vezes, para que se faça reparos em redes ou adutoras. A demora para que se normalize (o abastecimento), entende-se pelo tempo para que os reservatórios se recuperem para que volte a bombear a água para todas as residências. As partes mais altas demora-se mais um pouco”.

A dona de casa Dalva Batista da Silva, moradora do bloco 25, conta que o problema da falta de água é antigo e que o Saae não dá uma solução definitiva, apenas “enrola” os moradores. Já o barro misturado na água, ela diz que é mais recente. “A água que estamos recebendo não serve pra nada. Como eu moro sozinha, estou comprando água mineral para beber e cozinhar. Mas tenho vizinhos que estão cozinhando com ela assim mesmo”.

Apesar de as 496 famílias do condomínio Residencial Valadares serem vítimas frequentes da suspensão do serviço, o Saae não faz nenhum abatimento dos dias que a água não chega na torneira do morador. “Costuma a conta vir até mais cara”, diz Juliana Gonçalves da Rocha, do bloco 15.

Ela falou ainda que os moradores não são comunicados com antecedência da interrupção do abastecimento de água, que tem se agravado, segundo Juliana, desde o desastre da mineradora Samarco. “Pra cortar a água é na hora, pra avisar que a gente vai ficar sem ela, o Saae não avisa”, reclama.

Uma moradora gravou um vídeo mostrando a situação da água e se disse indignada. “A gente paga a água direitinho, em dia, pra ter uma água digna pra estar usando, mas como se lava roupa com uma água dessa cor, como que usa uma água dessa cor? A gente é ser humano, não é animal, não. Indignada”, declarou.

vídeo água do saae

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinze + 8 =