PREFEITO DE VALADARES COAGE VEREADOR PARA OBTER VOTO PARA CANDIDATO A PRESIDENTE DA CÂMARA

1
1086
Prefeito André Luiz Merlo
Prefeito André Luiz Merlo tenta intimidar vereadores para obter votos para seu candidato (Foto: Divulgação)

A disputa da eleição da Câmara Municipal de Governador Valadares, ocorrida às 10 horas desta sexta-feira (14), foi um jogo de mobilização pesada e de ameaças a vereadores governistas e não governistas e para isso contou com a intervenção direta do prefeito André Luiz Merlo (PSDB), além de empresários e de entidades da cidade.

Um áudio que começou a circular nas redes sociais mostra claramente o prefeito coagindo o vereador Jacob do Salão (PSB) para conseguir voto para seu candidato Alessandro Ferraz (PHS), mais conhecido como Alê.

No recado que deixou no celular do parlamentar, o prefeito ameaça, inclusive, não fazer uma obra que já estaria em andamento, ou programada para começar, na rua Cantídio Ferreira da Silva, no bairro Jardim Atalaia:

“Bom dia vereador Jacob, tudo bem? Estou esperando você me ligar, pra falar a respeito da eleição da Câmara. Eu tô apoiando o vereador Alê, segundo o Paulinho Costa ele vai votar na chapa que eu indicar, e eu quero saber sua posição, entendeu. Porque nós temos que conversar, chegou a hora da gente conversar aí e parece até que você está numa roça aí, não sei, você deve estar plantando uma mandioca pra gente comer, né. Eu preciso conversar com você hoje, sem falta. Pra gente tá alinhando essa questão. Já conversei com o Waldecy, com o Neném e o Paulinho agora me ligou cedo e vai comunicar a vocês que vai apoiar o nosso candidato. Eu quero saber sua posição. Jacozinho, inclusive eu quero sua posição, porque dentro do que nós combinamos, as nossas coisas aí, inclusive a rua Cantídio, aqueles negócios tudo lá, eu já vou mandar parar. Eu tô ligando aqui para o Alcyr pra parar com esses negócios tudo… eu não ia entrar nesse jogo não, agora eu tô entrando pra gente conversar com bastante seriedade, ou você vai tá com o governo, ou fica lá com a Rosemary, o Marcion, esse pessoal aí que te ajuda muito. Eu já tô ligando para o Alcyr aqui e vou mandar parar e parar de brincadeira, viu.”

Escute o áudio aqui:

 

Mesmo pressionado, Jacob do Salão votou como quis e votou no Júlio Avelar (PV), eleito presidente do Legislativo com 13 votos contra 8 de Alessandro Ferraz. Waldecy Barcelos (PP) e Paulinho Costa (PDT) também não caminharam com o prefeito.

A eleição de Júlio Avelar, em detrimento do candidato preferido pelo governo, não significa, no entanto, que haverá um boicote às propostas da administração. Avelar é o líder do Governo na Câmara até o final deste mês e já garantiu, em seu pronunciamento após a eleição, que não será oposição.

De qualquer forma, o resultado da eleição sinaliza que a Câmara, em 2019, não será a mesma dos últimos dois anos. E em que pese todos os esforços do prefeito André Merlo, que não se esquivou de tentar intimidar ele mesmo alguns de seus parlamentares, a vitória da oposição na Câmara, liderada pela vereadora Rosemary Mafra (PCdoB), é indubitável.

Ao governo, restou o gosto amargo da derrota. Não a primeira ou a segunda dessa administração, mas, sem dúvida, uma das maiores. Vale lembrar que há poucos dias o diretor do Saae pediu a cassação do mandato do vereador Marcion Ferreira (PR) e também não encontrou nenhum respaldo entre seus apoiadores. Agora, Marcion  é vice-presidente do Legislativo.

A Câmara Municipal é, desde sempre, corporativista. É bom que o prefeito se atente a isso.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × dois =