Quem mora, trabalha ou passa pela Cantídio Ferreira da Silva, no trecho não pavimentado do bairro Jardim Atalaia, em Governador Valadares, não acredita que a via tem denominação de avenida – via urbana de grande relevância em uma cidade, necessariamente larga ou extensa.
Rasgada por um canal a céu aberto, que sabe-se lá quando recebeu limpeza da prefeitura, a avenida tem construções dos dois lados do córrego que deságua na lagoa Mutuã. A passagem de um lado para outro é viabilizada por pequenos pontilhões de madeira colocados ao longo do córrego.
A visível falta de manutenção do poder público faz com que as casas simples dividam lugar com a poeira, lama, mato, sujeira e todo tipo de vetores: baratas, ratos, escorpiões, moscas, pernilongos.
Um comerciante refere-se à localidade, que fica próxima do Buraco Fundo, como terceiro mundo de Valadares. “Olha o caminhão de lixo daqui como é diferente dos que passam em outros bairros”, mostrou ele. “Essas coisas só existem aqui, que é o terceiro mundo da cidade”, completou Ulisses Bispo, que há 23 anos mora na avenida.
É esse cenário que o atual prefeito prometeu mudar durante a campanha eleitoral e depois, quando visitou a comunidade para reafirmar o compromisso. No entanto, as obras de melhorias estão ameaçadas de não sair do papel. E pelo próprio prefeito.
Na tentativa de intimidar o vereador Jacob do Salão (PSB) a votar no candidato do governo para presidente da Câmara, André Merlo afirmou que se ele fosse contra iria mandar parar a obra na avenida Cantídio Ferreira da Silva. “Eu quero sua posição, porque dentro do que nós combinamos, as nossas coisas aí, inclusive a rua Cantídio, aqueles negócios tudo lá, eu já vou mandar parar. Eu tô ligando aqui para o Alcyr pra parar com esses negócios tudo”, disse o prefeito.
A fala do prefeito está em um áudio que circula nas redes sociais desde sexta-feira (14), após as eleições da Mesa Diretora da Câmara. Para escutar o áudio, clique aqui. Se preferir ouvir diretamente no facebook, clique aqui.
“Isso é uma traição, o André disse que ia ter o cuidado de fazer pra nós, que a rua tinha o nome do avô dele, então tínhamos muita esperança. Então agora, falar que não vai fazer, é traição. E se ele continuar desse jeito, vamos marcar uma comitiva aqui com o Jacó e nós vamos tratar disso, pois precisamos da nossa rua pronta. O compromisso que o André Merlo fez foi com nós aqui da Cantídio Ferreira da Silva, da Rua 4 e Rua 5. Ele prometeu e não quer cumprir, e isso é traição”, argumentou o morador Aroaldo Ferreira da Silva.