PREFEITURAS VIZINHAS DE VALADARES ANUNCIAM PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO

0
2476
mapa mg
Divulgação: IGA/ Cetec

Nota divulgada pela Prefeitura de Governador Valadares, na última sexta-feira (14), explica que devido à falta de repasses do Governo do Estado, o pagamento do 13º salário dos servidores municipais depende da aprovação do projeto de lei que tramita na Câmara municipal e vai à votação, em segundo turno, nesta segunda-feira (17),  às 9 horas.

A gestão atual justifica ainda que apesar de estar no ‘vermelho’, tem feito uma reengenharia para manter os serviços essenciais. Outras prefeituras da microrregião do Vale do Rio Doce também relatam o sufoco que estão passando para superar esse momento de crise sem prejudicar a população.

Os resultados, porém, têm sido diferentes do apresentado em Valadares.

Em Mantena, por exemplo, o governo anunciou, na sexta-feira (11), que fará o pagamento integral do 13º do servidor na terça-feira (18). “Diferente do que acontece em muitos municípios, conseguimos fazer um planejamento para garantir o pagamento integral a todos os servidores. Isso mantém nosso compromisso com a categoria e estimula a economia local”.

A prefeitura de Peçanha depositou o 13º salário integral na conta do servidor neste sábado (15). “Não foi fácil, mas com planejamento, conseguimos manter o compromisso e pagar o benefício que é de direito do servidor”, ressaltou o governo.

Ipatinga, município com população pouco menor que a de Valadares, já havia pago, no dia 25 de julho, a metade do 13º salário do funcionalismo.

Também em Coronel Fabriciano a prefeitura antecipou, na sexta-feira (14), a segunda parcela do 13º salário dos servidores ativos e inativos, injetando na economia R$ 2,2 milhões.

Santana do Paraíso pagou a primeira parcela do 13º no último dia 12. Os recursos vieram do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), “juntamente com economias que vinham sendo feitas, possibilitando efetuar o pagamento da primeira parcela”, informou a prefeitura.

Em Timóteo, outro município vizinho de Valadares, o prefeito Douglas Willkys anunciou que pagará o 13º salário dos servidores públicos municipais dia 20 de dezembro. O benefício, segundo ele, será depositado na conta dos servidores ativos e inativos. “O pagamento será possível graças à austeridade adotada na gestão dos recursos públicos e também dos cortes efetuados”, destacou.

E não é só isso: além do benefício, todos os servidores timotenses terão direito a mais R$ 50 de abono para substituir a cesta de Natal, já que não há mais prazo para realizar a compra por meio de licitação pública, conforme informou o governo.

Outros municípios mineiros também  já resolveram a questão que envolve o pagamento do 13º salário, como Caratinga, Manhuaçu, Paracatu, Betim, Contagem, Iapu, Cataguases, Tapira, Belo Horizonte etc.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinze − catorze =