Os recursos da Prefeitura de Governador Valadares começam a aparecer. Na tarde desta quinta-feira (20), o prefeito André Luiz Merlo (PSDB) anunciou o pagamento do décimo terceiro salário para os servidores públicos municipais, que irão receber de duas maneiras: integral e parcial.
Todos os servidores irão receber o valor de R$ 2.000,00, ou seja, a prefeitura estará pagando 70% do benefício, que soma cerca de R$ 10 milhões. Com isso, 54% da folha irá receber a integralidade do décimo terceiro salário. “O restante vamos pagar na segunda quinzena de janeiro”, afirmou Merlo.
De acordo com o prefeito, essa forma de pagamento estava prevista em um Plano C. Explico: O Plano A seria “andar em dia com o pagamento”, disse ele, o que não foi possível por falta dos repasses do Governo do Estado.
O Plano B, continuou André Merlo, poderia ter sido viabilizado com a aprovação do projeto enviado para a Câmara, que permitiria o servidor contrair empréstimo consignado em seu próprio nome. Esse plano também não teve êxito, pois o projeto foi rejeitado pelos vereadores.
O Plano C, nas palavras do prefeito, “foi juntar todo nosso recurso, deixando de pagar inclusive fornecedores, para prestigiar os servidores”.
O pagamento foi depositado na conta do servidor nesta quinta (20). Prefeito, vice-prefeito e secretários do governo não receberão o pagamento agora.
Essa é a primeira vez em 25 anos que parte do servidor vai passar o final de ano sem receber o benefício integralmente. A última vez que isso aconteceu foi no último ano do governo do então prefeito Paulo Fernando.
Desde então, a Prefeitura de Valadares enfrentou diversas crises, algumas piores do que a atual, mas nunca o funcionalismo público municipal fechou o ano sem o décimo terceiro salário integral no bolso.