Um total de 230 artistas de seis estados e 18 cidades vão movimentar a cultura em Governador Valadares, com 23 espetáculos programados para a 12ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenta), que será realizada de 24 a 27 de janeiro, sem nenhum custo para o público.
As apresentações serão nos auditórios do Colégio Imaculada Conceição, no Centro, e CEU das Artes, no bairro Santa Efigênia, já que o Teatro Atiaia encontra-se sem condições de uso. Também tem evento agendado para acontecer na Praça dos Pioneiros, no Centro da cidade, e Praça Euzébio Cabral (Praça do Coreto), no bairro Esplanada.
O evento é realizado pela Cia. de Artes Asa do Invento e prefeitura de Valadares, com o apoio dos artistas da Cia Katariso, Grupo Avatar e outros artistas locais. A programação cultural está inserida no Circuito Minas de Teatro e é o primeiro de 15 festivais de teatro que ocorrerão em diversas cidades do interior mineiro durante este ano de 2019, tendo como proponente o Centro Cultural Casa do Teatro de Conselheiro Lafaiete (MG).
A artista Nazza Amaral, presidente e coordenadora do Fenta, explica que os festivais de artes cênicas foram criados para grupos e companhias de teatro com o objetivo de trocar informações, capacitar artistas e promover intercâmbio cultural. O Festival Nacional de Teatro em Governador Valadares não é diferente, diz ela.
“Sua primeira edição foi em 2001, de forma tímida, durante as comemorações do 10º aniversário da Cia. de Artes Asa do Invento. Devido à aceitação da população e dos grupos participantes, os integrantes da Asa do Invento, em comum acordo, decidiram realizar na cidade um evento de maior porte que pudesse envolver grupos e companhias de teatro de todo o país”, recorda.
O Fenta 2019 oferecerá gratuitamente oficinas de capacitação para estabelecer diálogo e promover aperfeiçoamento dos artistas participantes, sendo também aberto a artistas locais e à população em geral.
A atração também é uma oportunidade para outros tipos de atividades artísticas, como lançamento de livros, exposição de pinturas, números de música, dança, manifestações folclóricas, entre outros. A finalidade é atender a todos os tipos de manifestações culturais.
Interessados devem entrar em contato com Nazza Amaral pelo telefone (33) 99987.1893
Veja a programação: