Governador Valadares irá sediar, pela primeira vez, o Pint of Science, o maior festival de ciência que ocorre no mundo. O município está entre as 89 cidades do Brasil que vão receber o festival, em maio, colocando o Brasil em primeiro lugar em número de cidades participantes. Em segundo está a Espanha, com 72.
Esta será a 4ª edição brasileira do festival que começou em 2015, na cidade de São Carlos (SP), conquistando, desde então, a simpatia das pessoas pela forma descontraída de explicar a dinâmica das pesquisas.
O Pint of Science acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio em Governador Valadares e a realizadora é a Universidade Vale do Rio Doce (Univale).
Histórico
O evento surgiu na Inglaterra em 2013 com Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, que tinham a intenção de levar os cientistas para perto das pessoas de uma forma divertida, como em bares e restaurantes para conversar sobre ciência, ao invés do caminho mais tradicional do público ir até às universidades e conversar com os pesquisadores.
A fórmula do sucesso é simples: bons cientistas, excelente organização e um bar! Sim, o bar pode ser um local para discutir algo tão importante quanto a Ciência e de forma descontraída, sem jargões e mantendo a credibilidade científica para a sociedade.
Tanto é que o nome inglês do evento se refere ao copo inglês comum para se beber cervejas chamado Pint, podendo traduzir livremente o nome para “Copo da Ciência”.
Neste ano o festival acontece em 24 países e o Brasil é o campeão, com 89 municípios. Os temas são diversos: vacinação, mudanças climáticas, câncer, vida em marte, modificação genética de bebês e por aí vai.
Aproveite para curtir nossa página no Facebook 🙂