ROMPIMENTO DE PARTE DO TALUDE NÃO PREJUDICA BARRAGEM DE BARÃO DE COCAIS

0
499
talude da mina de gongo soco se desprende mas não há danos

Parte do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), se desprendeu na madrugada desta sexta-feira (31). Segundo a Vale, a Barragem Superior Sul, que fica a 1,5 km do local, não foi afetada.

A Vale continua monitorando o local. A barragem está em nível 3, de risco de rompimento, desde o dia 22 de março. Parte da cidade foi evacuada em fevereiro.

O deslocamento do talude da cava da Mina de Gongo Soco preocupou pois havia o risco de causar um abalo que afetaria a barragem, já com risco de se romper. O monitoramento do local continua, pois ainda há partes do talude que podem se deslocar.

A possibilidade de rompimento da barragem trouxe ao valadarense, mais uma vez, o pesadelo de 2015, quando a barragem da Samarco se rompeu em Mariana, atingindo o rio Doce, deixando Governador Valadares sem abastecimento de água por 8 dias.

O Sistema de Comando de Operações (SCO), uma espécie de comitê de crise criado por autoridades de Valadares tem se reunido desde a notícia da possibilidade do rompimento da barragem em Barão de Cocais.

O grupo enviou à Vale um documento exigindo, entre outras coisas, o cumprimento de ações que impeçam que a população valadarense seja prejudicada no caso de nova tragédia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezenove + quatro =